NOTÍCIAS

PROJETO CRIADO PELA EQUIPE DA SAÚDE DO MUNICÍPIO É SELECIONADO ENTRE OS TRÊS MELHORES DE MINAS GERAIS

A secretaria municipal de Saúde comunicou, na manhã dessa quinta-feira (01/09), que o projeto ADOLE “SER” do Programa Saúde na Escola de Piumhi foi classificado, entre os três melhores de Minas Gerais, com premiação de experiência exitosa entre 857 municípios do estado.

Essa premiação deve-se à comemoração dos 15 anos do Programa Saúde na Escola, existente em todo o país, onde foram apresentados diversos projetos realizados nos municípios. O “Saúde na Escola” visa à integração e articulação permanente da educação e da Saúde, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira por meio de ações de promoções, prevenções e atenção à saúde.

ADOLE “SER”

O projeto foi criado pela secretária de Saúde, Rosângela Terra, juntamente a coordenadora da Atenção Primária, Kátia Soares; a coordenadora do ENASF-AB (Equipe Núcleo Amplificado de Saúde da Família, e Atenção Básica), Marisa de Fátima Ferreira; a referência técnica do projeto Saúde na Escola, Gabriela Aparecida Araújo e a equipe de psicólogos desse núcleo de trabalho: Daniella Miranda, Eríka Fátima, Flávia Lis, Gabriel de Tasso, Josianne Patsa, João Paulo Soares, Kely Prado, Márcia Fernandes, Miguel Ângelo, Sheila Verônica, devido ao aumento de adolescentes em sofrimento mental e do considerável número de práticas da autolesão não suicida.

O “Adole Ser” tem como objetivo principal trabalhar a saúde mental dos adolescentes nas escolas estaduais “Prof. João Menezes” e “Prof. Francisco de Paula Rebelo Horta”; promover a autovalorização; melhorar a autoconfiança e autoestima; criar estratégias e possibilidades para lidar melhor com as frustrações; resinificar seus sofrimentos; prevenir crises de ansiedade e depressão; evitar o ato da autolesão não suicida nos adolescentes, entre outros.

“Com as repercussões pós-pandemia, observamos que a demanda para atendimento de adolescentes em sofrimento mental aumentou, consideravelmente, nas Unidades Básicas de Saúde. Muitos têm apresentado dificuldades para lidar com as angústias, enfrentar suas frustrações e ansiedades, e alguns, infelizmente, partem para a autolesão não suicida como alternativa para aliviar sua dor psicológica de forma imediata, porém essa dor persiste”, explicou à coordenadora.

Diante dessa realidade e da demanda de apoio desses psicólogos nas escolas estaduais do município, o projeto foi elaborado como proposta de amparar os adolescentes a lidar melhor com suas questões emocionais e torná-los sujeitos mais resilientes e saudáveis.

O projeto Adole “SER” cujo significado é: sujeitos + resiliência + saúde psíquica, iniciou sua primeira fase no dia 25 de maio, nas escolas estaduais, onde a equipe técnica de psicólogos do ENASF realizou atividades de Educação em Saúde nas dependências da escola.

Já a segunda fase do projeto, ocorrerá durante o mês de setembro, quando serão realizados grupos terapêuticos com a comunidade escolar do município de Piumhi. O tema Saúde Mental será discutido em consonância ao Setembro Amarelo durante a campanha brasileira de Prevenção ao Suicídio.

Caso você sofra de ansiedade e depressão entre em contato com a equipe do ENASF, nas UBSs de Piumhi ou no Centro de Valorização da Vida (CVV), através do telefone 188. A ligação é gratuita para todo o país.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!