PROFISSIONAIS INICIAM CURSO “SAÚDE COM AGENTE” PROMOVIDO PELA CONASEMS

Na noite de terça-feira (09/08), a secretaria municipal de Saúde deu início ao “Curso Técnico de Saúde com o Agente”, na Câmara municipal de Piumhi.  A capacitação que aconteceu no formato de “live” reuniu mais de 90 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) do município.

Dando continuidade às lives programadas, na quinta-feira (11/08), o tema do curso foi  “Como usar a plataforma”, que teve como alvo o mesmo público da anterior e foi transmitido pelo canal do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).

O objetivo dessas apresentações foi de demonstrar as técnicas que serão utilizadas por esses profissionais, através das aulas que terão início no próximo dia 23 de agosto com uma duração de aproximadamente 10 meses.

Para a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra e Guerra, que também esteve presente, esse curso será muito proveitoso e, a partir desse treinamento, os agentes de Saúde e Endemias  poderão ter um olhar mais apurado sobre as informações que são coletadas nas residências e saber melhor como orientar os pacientes que necessitam de atendimento na rede municipal.

SAÚDE COM AGENTE

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conasems. É o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia a qual os estudantes vivenciam o processo de aprendizagem, por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país.

Esse curso foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.

Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!