DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

PROFISSIONAIS DA SECRETARIA DE SAÚDE REALIZAM OFICINA SOBRE REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Na última quarta-feira, 10, aconteceu a primeira oficina de reestruturação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da microrregião de Piumhi, a qual é integrada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é o centro de atenção psicossocial.

O encontro foi realizado na Câmara de Piumhi e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria da Costa, além da diretora do CAPS II e CAPS AD, Sandra Síris e demais profissionais da Saúde do município.

Participaram ainda a referência técnica Vanessa Aparecida de Assis e a referência em Saúde Mental, Fabiana de Andrade, além de secretários e gestores de Doresópolis, Pimenta, Guapé, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Capitólio.

A reunião começou com uma apresentação da coordenadora da coordenadora de assistência à Saúde (CAS), Vanessa de Assis, que abordou os pressupostos básicos da RAPS, a lei (10.216) sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e a assistência em saúde mental, o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a política estadual relacionada a álcool e drogas.

Na ocasião, aconteceram diversas palestras sobre a importância do CAPS e o papel que ele desempenha na sociedade. E em seguida, foi feito um estudo para ver a necessidade de cada município e o que deve ser articulado para melhorar a Saúde mental em suas redes.

A diretora dos CAPS, Sandra Síris, explicou que Piumhi é a referência de seis municípios da região e conta, atualmente, com uma saúde mental bem estruturada, trabalhando dentro de uma lei que materializou a reforma psiquiátrica do tratamento em liberdade. Mas que, apesar de estar bastante estrutura, ainda tem muito para se aperfeiçoar.

“Existe um estigma de que a internação é um tratamento ideal, e não é. Então temos muito que fazer nesse processo até mesmo poder levar mais informações à população e aos familiares. E dentro dessas oficinas, a gente se compromete a fazer sempre o melhor,  buscando oferecer um atendimento em excelência aos usuários”, concluiu.

Ao final, aconteceu um coffee break entre os presentes.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!