Em reunião, na tarde da última terça-feira, 09, o Comitê Intersensorial de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 realizou algumas alterações no funcionamento do comércio. Essas mudanças passam a valer a partir desta quinta-feira, 11.
Segundo a secretária de Saúde, Rosângela Terra, e demais integrantes, algumas alterações foram realizadas em razão dos gráficos de Covid-19 apresentados na ocasião, que apontam uma queda gradual nas internações e contaminações.
O comitê é composto por mais de uma dezena de pessoas, sendo profissionais da saúde, advogados, representantes da sociedade, integrantes de instituições religiosas e civis. O comitê tem ainda por objetivo fazer deliberações e tomar todas as decisões cabíveis ao período em que o município se encontra.
O QUE MUDA
A partir a publicação do decreto nº 5.103, na quinta-feira, 11, segue o horário de funcionamento dos comércios, estabelecimentos e de prestações de serviços, inclusive bares e restaurantes às margens da MG-050, que podem funcionar em horário regulamentar, assim como trailers ambulantes, seguindo todos os protocolos da Vigilância em Saúde, obedecendo ao distanciamento de dois metros entre as mesas, sendo um total de oito pessoas por mesa.
A feira livre continuará com funcionamento às quartas e aos domingos, sendo permitido o consumo de bebidas e alimentos no local.
Os hotéis e pousadas estão liberados para acomodar os hóspedes no limite de sua capacidade, desde que observados os protocolos de Saúde.
Para realização de festas e eventos, caso seja ao ar livre, deverá ser respeitado o limite de capacidade. E, para isso, os responsáveis deverão procurar, previamente, a Vigilância para conhecimento dos protocolos exigidos e assinatura do Termo de Concordância.
Já para realização de eventos de grande porte, os participantes deverão apresentar o comprovante de vacinação do Covid-19 atualizado ou resultado do exame Swab rápido.
Fica também autorizada a realização de leilões presenciais com capacidade máxima de ocupação de 50%.