Entre março e abril, a prefeitura, em parceria com a Jacobs Douwe Egberts (JDE) e Associação Viraser de Piumhi (AVIPI), realizou diversas oficinas de Educação Ambiental em escolas, centros de saúde e Programas de Saúde da Família (PSF). A ação faz parte da estratégia de Educação Ambiental iniciada neste ano e contribui para o Plano Municipal de Educação Ambiental.
No final de março, foram realizadas oficinas com a equipe escolar da Ludgero Lima Arantes e com agentes de saúde de cerca de 10 PSFs. Já no mês de abril, foram sete unidades escolares em Piumhi que receberam as oficinas de Educação Ambiental. Foram elas: Acácio Lopes, CMEI Laura Motta, CMEI Lola Silva, CMEI Francisca Luzia de Faria, creche Dercy, creche Nolvina Alvarenga e creche Professora Lusmaria da Silva.
O objetivo é incentivar a prática de coleta seletiva pela população. Dessa forma, os resíduos serão enviados para a AVIPI e será possível gerar trabalho e renda para os trabalhadores do local, contribuindo para o aumento da vida útil do aterro municipal e reduzindo a extração de matérias primas de recursos naturais.
Nas escolas, as oficinas envolvem os funcionários e os alunos. Já nos dispositivos de saúde do município, o intuito é apresentar a coleta seletiva, mobilizando agentes de saúde e agentes de combate a endemias, na difusão de informações para os moradores.