DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

PREFEITURA PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO

A prefeitura, através do departamento municipal de Cultura, preocupada com a conscientização e preservação do patrimônio histórico e cultural do município, deu início na quarta-feira, 1º, ao curso de “Formação em Educação Patrimonial”, que é uma parceria com o professor, advogado e historiador Luís Augusto Júnio Melo.

O curso está sendo ofertado para os professores da rede municipal de educação e para os professores de ciências humanas da rede estadual. A capacitação que está sendo ministrada pela plataforma zoom e terá uma carga horária de oito horas. Essa formação é o primeiro passo do “Plano de Educação Patrimonial”, que terá vigência nos próximos cinco anos (2021-2025).

O primeiro módulo foi realizado na tarde dessa quarta-feira (01), no horário das 17h às 19h e teve como temas: a importância da preservação patrimonial, legislação patrimonial abordando as três esferas federativas (nacional, estadual e municipal), conceitos e definições de termos importantes ligados à educação patrimonial, diagnóstico patrimonial de Piumhi e mecanismos legais de proteção. Ainda durante o curso que contou com a participação de 115 pessoas, foi apresentada uma proposta de atividades para serem trabalhadas com alunos.

O segundo módulo já está previsto para o dia 8 de setembro, no mesmo horário e terá como temas a identificação dos bens patrimoniais de Piumhi, aprofundamento da história dos principais bens patrimoniais da cidade com valor histórico e cultural, além de outra proposta de atividade que será desenvolvida com os alunos em sala de aula.

O professor Júnio Melo explicou que o curso visa formar multiplicadores da consciência patrimonial. “A ideia de levar essas informações aos professores foi muito louvável, uma vez que os professores poderão trabalhar com segurança a temática em sala de aula, formando alunos com consciência de valor e com o espírito de preservação patrimonial. Essa conscientização é importante, pois através da preservação de nossos bens patrimoniais culturais e históricos, preservamos também a nossa identidade piumhiense”, ressaltou

Já o diretor departamento, Thiago Santos, que também é professor de história, afirmou que essa iniciativa somente foi possível através uma parceria com a secretaria municipal de Educação.

Ainda segundo o diretor, esse curso se trata de uma ação inédita e objetiva para dar subsídios aos professores que serão semeadores da Educação Patrimonial entre os alunos. “Assim como a educação ambiental promove a consciência da preservação sustentável do ambiente, a Educação Patrimonial conservará a nossa identidade cultural através da preservação de nossos bens patrimoniais históricos e culturais”, afirmou Thiago.

Para Vanilda, secretária de Educação, a parceria entre os setores vem ao encontro do proposto no Plano Municipal de Educação do município, bem com estimula e promove o conhecimento crítico e a conscientização da importância do patrimônio como fator de fortalecimento da identidade, cidadania e preservação sustentável.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!