DECRETO COVID-19

PREFEITURA PRESTA ATENDIMENTO A REFUGIADOS

Refugiados são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos. O refúgio é um instituto de proteção internacional previsto na Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados, de 1951.

Imigrantes são as pessoas nacionais de outro país ou apátridas que trabalham ou residem e se estabelecem temporária ou definitivamente no Brasil, de acordo com a nova Lei de Migração brasileira, importante avanço de uma perspectiva de direitos humanos na política migratória.

Por esse motivo, a prefeitura de Piumhi, através do Centro de Referência de Assistência –CRAS, tem ofertado atendimento a quatro refugiados no município. O atendimento é feito pela equipe do CRAS, que acompanha a permanência deles no Brasil por meio de autorização da Polícia Federal e de outros órgãos internacionais como Embaixada e Consulado do país de origem da família.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Delba Helene Cunha Silva, todos os atendimentos são realizados com base nas leis de política migratória e dos direitos humanos e sociais.

“Tem sido um desafio, para nós, questões que, às vezes, parecem estar tão longe da nossa realidade como no caso da imigração, refúgio, mas não! Estamos dando todo suporte e dedicação para ajudá-los, pois, todo ser humano merece uma vida digna e com oportunidade de recomeçar. Infelizmente, vemos tantos problemas e conflitos mundo a fora, mas quando nós podemos e temos oportunidade de ajudar, isso nos dá mais forças para lutar pela humanidade e garantia dos direitos humanos. Eles agora têm um novo lar chamado de Piumhi, cidade carinho”, palavras da coordenadora do Cras.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!