DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

PREFEITURA PRESTA ATENDIMENTO A REFUGIADOS

 

Refugiados são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos. O refúgio é um instituto de proteção internacional previsto na Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados, de 1951.

Imigrantes são as pessoas nacionais de outro país ou apátridas que trabalham ou residem e se estabelecem temporária ou definitivamente no Brasil, de acordo com a nova Lei de Migração brasileira, importante avanço de uma perspectiva de direitos humanos na política migratória.

Por esse motivo, a prefeitura de Piumhi, através do Centro de Referência de Assistência –CRAS, tem ofertado atendimento a quatro refugiados no município. O atendimento é feito pela equipe do CRAS, que acompanha a permanência deles no Brasil por meio de autorização da Polícia Federal e de outros órgãos internacionais como Embaixada e Consulado do país de origem da família.

De acordo com a Coordenadora do CRAS, Delba Helene Cunha Silva, todos os atendimentos são realizados com base nas leis de política migratória e dos direitos humanos e sociais.

“Tem sido um desafio, para nós, questões que, às vezes, parecem estar tão longe da nossa realidade como no caso da imigração, refúgio, mas não! Estamos dando todo suporte e dedicação para ajudá-los, pois, todo ser humano merece uma vida digna e com oportunidade de recomeçar. Infelizmente, vemos tantos problemas e conflitos mundo a fora, mas quando nós podemos e temos oportunidade de ajudar, isso nos dá mais forças para lutar pela humanidade e garantia dos direitos humanos. Eles agora têm um novo lar chamado de Piumhi, cidade carinho”, palavras da coordenadora do Cras.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

VEJA TAMBÉM