DECRETO COVID-19

PREFEITURA INICIA CAMPANHA “TODOS JUNTOS NO COMBATE À COVID”

Na última semana, o departamento municipal de Esportes e Lazer em parceria com a secretaria de Obras, iniciou a implantação do sistema de irrigação do campo do poliesportivo. Conforme informações do diretor do departamento, Matheus Valeriano (Palhinha), a irrigação é uma técnica utilizada para levar água ao gramado, uma vez que a água ajuda no crescimento da grama e deixa o solo mais macio, tornando mais agradável para a prática do futebol.

A ideia da campanha surgiu na última semana, em que foram realizadas diversas reuniões divididas por grupos e cada participante pode expor sobre sua opinião relacionada à pandemia e à flexibilização do comércio. Os grupos foram formados por: comerciantes, ‘digitais influencers’, líderes religiosos, profissionais da Saúde, familiares de vítimas, pessoas da sociedade em geral, entre outros.

Estiveram presentes o prefeito municipal, Paulo César Vaz, a secretaria municipal de Saúde, Rosângela Terra, a procuradora municipal, Cely Cristina Costa e Silva Alves, a assessora jurídica Lorena Silveira Camargos, o fiscal sanitário, Moisés Veloso, a coordenadora da fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, Ivana Mara de Oliveira Rezende e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Marita Lopes da Cunha Leonel.

Durante toda semana, foram reunidos grupos diversificados, onde saíram várias sugestões pelos presentes para o combate ao vírus e medidas que possam ajudar toda a população que vem enfrentando esse momento difícil.

Entre as sugestões citadas durante o encontro, estava a criação de uma campanha de maior conscientização, abertura dos comércios no fim de semana, protocolos sanitários mais rigorosos para alguns seguimentos, publicação de vídeos curtos com informações simples, claras e objetivas, mudando as estratégias, para que aumente o interesse e atinja um maior número de pessoas.

Foi sugerido também repassar a responsabilidade para o proprietário de cada estabelecimento, mediante termo de compromisso com firma reconhecida, limitação do número de pessoas em todos os lugares, de acordo com o tamanho do imóvel e muitas outras que foram anotadas e serão colocados no termo. De cada grupo, duas pessoas ficaram responsáveis por ser representantes de seguimento proposto.

Além disso, foi sugerido aumentar a fiscalização e orientação pelos estabelecimentos e estabelecer multas como doação de cestas básicas e fechamento por trinta dias.

Alguns empresários afirmaram que apoiam o tratamento precoce e fornecem todo o atendimento necessário a todos os seus colaboradores, como aferição de temperatura, cuidados médicos entre outros. E que com o fechamento do comércio não se tem um resultado melhor, mas sim com uma maior conscientização sobre o uso dos protocolos exigidos pela Saúde.

Outra sugestão seria uma campanha, através das empresas locais, para maior esclarecimento e conscientização sobre o vírus.

O prefeito esclareceu que, antes, havia um consenso das cidades da região para que fossem tomadas as mesmas decisões, mas que hoje não é feito dessa forma, e tendo em vista o fato de o município ser microrregião, a Santa Casa não pode negar atendimento a nenhum dos municípios pertencentes a esta regulação.

Na oportunidade, Ivana afirmou que o número de infectados não diminuiu e que o número de internações vem só aumentando a cada dia e que está difícil encontrar vagas em outros hospitais do estado.

O prefeito e a secretaria de Saúde explicaram, através de índices epidemiológicos de cada unidade de Saúde, bem como por meio de gráficos, casos positivados, óbitos e internações, a real situação na qual o município se encontra.

Após esses encontros, a equipe da Saúde se reuniu em seguida com os proprietários de supermercados, restaurantes mercearias, bares, clubes, academias, líderes religiosos, farmácias, além de profissionais da Saúde para repassar a cada um deles o resultado dessas reuniões e sugerir a eles a melhor forma de elaborar um novo decreto, que deve ser publicado ainda essa semana.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!