NOTÍCIAS

PREFEITURA INAUGURA SEDE PRÓPRIA DA UBS JOAQUIM TERRA

Na última sexta-feira (05/08), aconteceu a inauguração da sede própria da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Joaquim Terra dos Santos”, que fica situada na rua Anielo Agresta e rua João Leite, no bairro Santo Antônio. Estiveram presentes, o prefeito, Dr. Paulo César Vaz, acompanhado da primeira dama, Fernanda Craide; vice- prefeito, José Cirineu Silva acompanhado de sua esposa, Isadora Silveira; os filhos do homenageado, Fernando Terra de Oliveira, Nivaldo Terra de Oliveira, Odilon Terra de Oliveira, Noé Terra de Oliveira, Osvaldo Terra e Maria de Oliveira Melo; a neta Ediana Goulart de Oliveira e a nora, Elir Soares Goulart; a secretária de Saúde, Rosângela Terra e Guerra; a superintendente regional de Saúde Passos, Kátia Rita Gonçalves; o secretário de Obras, Tadeu Augusto Ferreira; os vereadores Reinaldo dos Reis Silva, Fábio Henrique Novaes Ferreira, Gilvan Antônio da Silva, João Marcos Macedo Silveira, José Antônio Camargo Júnior, José Welington da Silva, Shirley Elaine Gonçalves Faria e Wilde Wellis de Oliveira. Também prestigiaram o evento, o ex-prefeito, Wilson Marega Craide, acompanhado de sua esposa, Maria do Socorro Craide, e o ex-prefeito, José Garcia Pereira, acompanhado de sua esposa, Ieda Andrade Lemos, além de diretores de departamento, servidores municipais e populares. Após a execução do Hino Nacional, as autoridades fizeram uso da palavra enfatizando a importância da inauguração de uma sede própria para a UBS Joaquim Terra, uma das mais antigas do município e que funcionava em imóvel alugado sem muita estrutura. Após os discursos, o padre Daniel Miranda realizou a benção do local e aos presentes.
Em seguida, o prefeito, os filhos do homenageado, a secretária de Saúde e vereadores fizeram o descerramento da placa de inauguração, simbolizando a entrega da UBS Joaquim Terra dos Santos à população de Piumhi e ainda o desenlace da fita.
A obra, que teve início em maio do ano passado, está situada entre as ruas Anielo Agresta e João Leite, no bairro Jardim Santo Antônio e foi construída em um terreno de 900 metros, com investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão. O local é composto por recepção, salas de triagem, vacinação, reunião, Agente Comunitário de Saúde (ACS), esterilização, curativo, além de três consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e um de ginecologia, escovário, depósito de materiais de limpeza, vestiário, dentre outros. A nova estrutura também dispõe de mais acessibilidade aos pacientes e acompanhantes e áreas, onde possam ser realizados seminários e palestras. A unidade vai entender mais de três mil pessoas residentes naquela região, ou seja, cerca de 1.100 famílias. E conta com uma equipe de médico, enfermeiros, técnicos, odontólogo, psicólogo, agentes de Saúde, contínuo servente e agentes epidemiológicos. Uma Unidade Básica de Saúde de um município é a porta de entrada preferencial do SUS, mas com a missão de atender grande parte da demanda de saúde da população. São nessas unidades que os profissionais trabalham com afinco, garantindo a promoção da saúde para o bem-estar da sociedade. Dentre as ações desenvolvidas em uma UBS estão as individuais, familiares, além das coletivas que envolvem prevenção, proteção, redução de danos, diagnóstico, tratamento, vigilância sanitária e diversas outras.
JOAQUIM TERRA DOS SANTOS
A trajetória de Joaquim Terra dos Santos é um legado das melhores e maiores virtudes de uma pessoa que soube fazer história e deixar marcas no tempo e no espaço com exemplos de cidadania, companheirismo, sabedoria e que, constantemente, durante o seu viver, afirmava que a amizade é a maior riqueza de um homem e dom de Deus. Filho de Francisco Simplício Terra e Emília Maria de São José, nasceu na comunidade rural denominada Campos, município de Piumhi, em 21 de junho de 1905. Aos 24 anos, casou-se com Ana Goulart dos Santos, em 19 de junho de 1929, constituindo uma numerosa família composta de filhos, netos, bisnetos e trinetos. Uma união que durou 72 anos e foi digna de uma história de amor verdadeiro. Pai de Maria de Oliveira Melo, Noé Terra de Oliveira, Oswaldo Terra, Odilon Terra de Oliveira, Fernando Terra de Oliveira, Nivaldo Terra de Oliveira. Era pai também de Francisco Simplício Terra, José Terra de Oliveira, Mercêdes Terra de Oliveira e Silvano Goulart (in memoria). Joaquim Terra dos Santos foi um pai exemplar, legando, aos seus descendentes, lições de caridade, humildade, tolerância, solidariedade e dignidade; características essas que constituíam e marcaram o seu modo de viver. Retirava o sustento de sua família do trabalho na lavoura, com a prática da agricultura de subsistência, contando com a participação dos filhos. No engenho, produzia os derivados da cana de açúcar, como rapaduras. Trabalhou muitos anos como carreiro de bois; dedicou-se à pecuária e demais atividades ligadas à zona rural. Com sua simplicidade e amor à família, procurava contribuir com ações que traziam melhorias a comunidade de nossa Piumhi, tais como: colaborou com a Sociedade São Vicente de Paulo, promoveu leilões arrecadando fundos para a construção da Escola Estadual “Prof. João Menezes” e Igrejas de nossa cidade. Trabalhou e residiu na comunidade dos Campos até 1973, vindo então a morar em Piumhi, à Rua Joaquim Beijo, 130, onde acolhia e recebia seus amigos, familiares, políticos e todos aqueles que o procuravam. Desenvolveu um grande círculo de amizade, que se estendeu e continua sendo preservado pelos seus familiares. Faleceu em 06 de julho de 2000, aos 95 anos. Em 30 de maio de 2002, Joaquim Terra dos Santos foi homenageado pela administração municipal de Piumhi, tornando-se o patrono da Unidade Básica de Saúde – PSF do bairro Jardim Santo Antônio, legando a todos os familiares que compareceram ao evento uma grande emoção, pois Joaquim Terra não foi exemplo somente para sua família, mas para a comunidade na qual viveu e plantou sementes de amizade e solidariedade.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)