NOTÍCIAS

PREFEITURA INAUGURA ESTÁTUA DE JOÃO BATISTA MACIEL COMO “MARCO ZERO” DO MUNICÍPIO

A prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo, inaugurou, na tarde de terça-feira (17/05), a estátua do bandeirante, João Batista Maciel, considerado o primeiro fundador piumhiense no ano de 1.731.
A ação é uma parceria com a secretaria municipal de Obras e Infraestrutura e a secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente. Já a estátua foi construída pelo artista plástico, Wellington Melo.
No local, estiveram presentes, o prefeito Paulo César Vaz; o secretário municipal de Turismo e Cultura, Thiago Santos; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Tadeu Augusto e o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, além dos vereadores Reinaldo Silva, João Welington Oliveira, João Marcos Macedo, Carlos Leonel e Fábio Novaes Ferreira e o artista plástico. Na oportunidade, eles fizeram o descerramento da placa inaugural do monumento.
MARCO ZERO
O “marco zero” é uma localidade ou o “ponto de origem” do local e está relacionado à primeira edificação construída no município. Nesse caso, a estátua do bandeirante simboliza esse marco e está sendo colocada na praça Dr. Avelino de Queiroz (praça da Matriz).
João Batista Maciel foi um desbravador paulista que procurava riquezas e percorreu a região do Alto São Francisco. Fixou residência na fazenda Piraquara, pertencente à Vila de Pitangui, imaginando a quantidade de ouro que poderia encontrar nas nascentes do Rio São Francisco. Com dois filhos, empreendeu uma dura viagem até o sertão do Pihuhy, atualmente Piumhi. Depois, espalhou em Pitangui a notícia da existência de muito ouro no local, que deu origem a uma expedição formada com representantes da Vila e o padre Luís Damião. Chegando ao sertão do Pihuhy, o padre celebrou a primeira missa nessas terras. No ano de 1731, o ouro encontrado foi pouco e Maciel acabou preso por falso descobridor. Apesar da confusão, algumas pessoas resolveram se instalar por aqui e nasceu o arraial que deu origem à Piumhi, graças à insistência e perseverança de Maciel, que acreditou e lutou pelo seu sonho. Infelizmente, o bandeirante não viveu para ver o desenvolvimento de Piumhi, pouco depois foi morto em confronto com os índios Caiapós na região do Triângulo Mineiro. Por isso, os historiadores consideram João Batista Maciel o fundador de Piumhi, razão pela qual será entronizado seu monumento no local denominado “marco zero”.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!