A prefeitura, através do departamento municipal de Cultura, liberou mais recursos da Lei Aldir Blanc por meio do decreto federal publicado na última quinta-feira, 22. A informação é do diretor do departamento, Thiago Santos.
Ele explicou que como em 2020 foram utilizados somente 30% da verba, restam 70% de recursos para serem gastos esse ano, visando principalmente auxiliar esse público cultural, que foi prejudicado com a pandemia. O recurso disponibilizado é de R$ 188.131,55.
De acordo com Thiago, também é necessário que os trabalhadores da cultura refaçam os cadastros para concorrerem ao recurso.
“O primeiro passo para participar, é preencher o cadastro e o currículo cultural, que está disponível no departamento de Cultura, assim estarão aptos para pleitear esse recurso”.
O diretor informou ainda que no ano passado somente doze pessoas foram beneficiadas. A expectativa é de que nesse ano mais profissionais sejam contemplados.
Os interessados em participar devem procurar o departamento de Cultura de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, à Praça Dr. Avelino de Queiroz (Praça da Matriz) nº 193, centro.
LEI ALDIR BLANC
A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural foi criada pelo governo federal com o objetivo de auxiliar trabalhadores e espaços culturais brasileiros neste período de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Os segmentos contemplados são: artes visuais, artesanato, audiovisual, pontos de cultura, circo, cultura popular, projetos culturais com crianças e adolescentes, festivais, teatro e música.
A Lei Aldir Blanc representa um avanço significativo no reconhecimento da importância da classe de trabalhadores das empresas de cultura e da cultura, em sua essência, como meio legítimo de produção e de conhecimento, de fortalecimento das raízes históricas, das tradições populares e de transformação social.