Na segunda-feira (18/07), a prefeitura através da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte anunciou o resultado preliminar do Edital Calhas e Telhados do “Programa Restaura Minas”, onde a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) destinará recursos estaduais para ações de infraestrutura e suporte garantindo mais proteção aos patrimônios históricos de Minas Gerais.
A boa notícia é que o município foi aprovado em primeiro lugar com a maior pontuação através de um projeto apresentado ao Fundo Estadual de Cultura (FEC) e receberá um recurso da ordem de R$ 130.412,03 para a reforma dos telhados e calhas da Casa da Cultura “Oscar Alves Rocha”.
O prefeito Paulo César Vaz, informou que desde sua aquisição no ano 2000, este imóvel, que já faz parte do patrimônio cultural, não passa por uma reforma completa de sua estrutura, e que essa verba veio em boa hora já que a gestão atual tem dado atenção especial aos monumentos históricos e culturais da cidade.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Thiago Santos, essa é mais uma conquista da administração, que não tem medido esforços para trabalhar pela preservação do patrimônio municipal.
De acordo com Thiago, no total foram inscritos 43 projetos, sendo apenas 20 aprovados, e Piumhi consagrou-se como o primeiro colocado com uma pontuação de 97,2 pontos.
“Essa pontuação mostra o resultado de um trabalho que tem sido muito bem feito. Recentemente também alcançamos uma excelente nota no ICMS Cultural e agora, atingimos a classificação máxima no edital do FEC. O próximo passo é buscar mais recursos e ingressar em outros programas desse seguimento”, destacou o secretário.