DECRETO COVID-19

PREFEITURA DÁ ANDAMENTO AO PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PENEDOS

Um importante passo frente a um dos pilares da transformação histórica do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) foi dado durante esta semana.

Na última segunda-feira, 20, o secretário municipal de Abastecimento, Pecuária e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, junto aos técnicos do Emater, Sérgio Marcelino Silva, e Eduardo Uliana e o agrônomo do município, Guilherme Freitas, estiveram na comunidade de Penedos, juntamente com o presidente da associação comunitária de Penedos, José Rômulo, demarcando as áreas dos pequenos produtores daquela região.

O objetivo da visita foi o de verificar o solo para receber o substrato produzido em fase de testes, que não ocupa mais espaço do aterro municipal e será convertido em melhoria de solo e produtividade para os pequenos produtores.

Além disso, a equipe verificou os locais de correção do solo a partir da doação de calcário, junto ao programa da Emater, após a entrega dos resultados de Análise de Solo; um trabalho técnico e muito bem feito.

Arthur explicou que a prefeitura tem realizado a doação de calcário e compostagem através do programa de correção do solo, garantindo a assessoria técnica pelo agrônomo e toda a equipe da Emater.

Ainda segundo ele, o próximo passo para essa ação será a realização de um dia de campo no próximo ano para verificar os resultados das técnicas de correção de solo adotadas.

Arthur ressaltou, ainda, que, para o sucesso do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, deve-se cumprir todos os pilares a partir do conceito de logística reversa. “Toda poda de árvores, ao invés de ocupar o aterro e diminuir sua vida útil, passará a ser utilizada para enriquecer e corrigir o solo dos pequenos agricultores do município, melhorando aspectos de qualidade e produtividade da lavoura. Vivemos um período de muita dificuldade para o produtor que se deparou com aumento de preços jamais visto no que tange adubos, defensivos e maquinários, juntamente com a geada que afetou grande parte e a seca que vem prejudicando todos nós. É hora de unir a essa causa e auxiliar com tudo que estiver ao nosso alcance”, explanou.

De acordo com o secretário, o setor tem comprovado sua diretriz de apoio ao produtor rural, conforme estabelecido pelo prefeito, Paulo César Vaz, e segue defendendo os interesses dos produtores, trabalhando em prol da classe de forma geral.

Recentemente, uma dessas ações foi a elaboração de laudos técnicos e estudos para fundamentar o decreto de estado de emergência, em função da geada que atingiu a região. Além disso, a secretaria conseguiu uma parceria entre os pequenos produtores e a Emater para elaborar, gratuitamente, os laudos de geada para a Agricultura Familiar.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!