A recuperação da Covid-19 vai, muitas vezes, além da alta hospitalar. Vários pacientes, principalmente os que foram mais sintomáticos e apresentaram complicações respiratórias, tendo sido internados ou não, terminam seu isolamento ou voltam para casa com importantes sequelas que impactam em sua saúde. Entre as mais comuns, estão alterações cardíacas e respiratórias significativas e neurológicas, fraqueza muscular, perda de mobilidade e fadiga, além de impactos à saúde mental, como ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos e de memória.
Pensando nisso, o prefeito, Paulo César Vaz, e a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, iniciaram um estudo para implantação de um Centro de Reabilitação pós-Covid no município, que está previsto para este ano.
Durante o encontro, estiveram presentes a secretária executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi (CINSC), Larissa Vieira Vianna, e as fisioterapeutas especialistas na área cardiorrespiratória, Ivana Mara Rezende e Andreia Nascimento.
Segundo Ivana, já existe uma demanda grande e crescente de pacientes que necessitam desta reabilitação pós-Covid, e que, num primeiro momento, a fisioterapia cardiorrespiratória seria implantada para atender esses pacientes.
Após o estudo e análise, a prefeitura segue definindo o local para ser implantado esse centro.