DECRETO COVID-19

PIUMHI RECEBE NOVA REMESSA DA VACINA CONTRA O CORONAVÍRUS

A terceira remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou em Piumhi, nessa quinta-feira (11). Os imunizantes foram retirados pela Prefeitura de Piumhi na sede da Superintendência Regional de Saúde, em Passos.

Ao todo, chegaram 280 doses que vacinarão mais de 215 idosos acima de 90 anos, cadastrados nas unidades de saúde do município. O restante será utilizado para vacinar trabalhadores e profissionais da saúde.

De acordo com a secretária de saúde, Rosangela Guerra, a próxima remessa de vacina também será utilizada para atender a demanda desse público, e que o município necessita ainda de aproximadamente 600 doses para concluir a vacinação desses profissionais.

Nesta sexta-feira (12), o primeiro idoso com mais de 90 anos, foi vacinado pela secretaria de Saúde. Abel de Castro, faz parte da Unidade Bossuet Costa, no bairro Jardim América.

O prefeito, Dr. Paulo César Vaz, participou do momento de vacinação e disse que o município está seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde e agindo dentro da legalidade.

“Estamos seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria de Estado de Saúde. Sabemos do anseio das pessoas em estar imunizada para que ela volte no convívio social o mais rápido possível.

O prefeito falou de uma reunião realizada com a promotoria de Piumhi e Passos nesta semana.

“Na segunda-feira, tivemos uma reunião virtual com o Dr. André, promotor aqui da nossa Comarca, e com o doutor Éder, promotor da comarca de Passos. O que eles mais pediram nessa reunião é que os municípios respeitem o protocolo de vacinação”.

Paulo finalizou pedindo para que a população continue esperançosa, para que o mais breve possível a secretaria receba as doses para vacinação de toda a população.

A secretária de Saúde falou da importância de vacinar a população em casa.

“A vacinação de casa em casa é muito importante, porque a gente tem espaço, tem como vacinar. Por exemplo, poderíamos estar vacinando dentro do carro, mas é importante ter esse contato, conversar, explicar porque estamos fazendo essa vacina”, disse Rosângela.

A secretária falou ainda de como funcionará a vacinação em outros grupos prioritários.

A vacinação dos idosos acima de 90 anos continuará amanhã em todas as microáreas do município.

NÚMERO DE DOSES RECEBIDAS

Até momento, o município recebeu em torno de 1.610 doses de vacina, sendo 1.310 doses da CoronaVac e 300 da AstraZeneca.

Profissionais da linha de frente da Santa Casa (exceto administrativo), médicos e técnicos da rede privada, equipe do Samu, instituição de longa permanecia e parte dos cuidadores de idosos já receberam as duas doses.

Outras 300 vacinas da AstraZeneca foram aplicadas em dentistas, farmacêuticos da rede pública e privada e nos profissionais da linha de frente das unidades de saúde do município. A segunda dose está prevista para maio.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!