PIUMHI É INSERIDA NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

A cidade de Piumhi foi inserida, nessa quarta-feira (16/02), no Mapa do Turismo Brasileiro. O trabalho contou com um levantamento de dados e informações realizados pela secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do munícipio e foi confirmado pelo secretário, Thiago Santos.  A inserção possibilita que o Ministério do Turismo, Unidades Federativas e Municípios atuem de forma cooperada.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017/Ministério de Economia; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017/Ministério de Economia; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Pesquisa de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Pesquisa de Demanda Internacional 2017 – MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico

Para o secretário de Turismo, esse foi um importante passo para divulgação das belezas existentes na nossa região.

“Além da culinária, a região conta com atrativos naturais que são encontrados em diversos pontos turísticos. Se você aprecia matas, trilhas, cachoeiras, riachos e tudo de melhor que o ecoturismo pode oferecer, esse é o local ideal. Temos uma fauna e flora exuberantes, além de mirantes com paisagens de tirar o fôlego. Tudo regado a muita paz e sossego”, disse Thiago.

O secretário informou, ainda, que o município foi certificado como cidade turística de Minas Gerais em outubro de 2021.

Agora, o departamento aguarda a efetivação e publicação que será feita pelo Ministério do Turismo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!