DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

PESSOAS COM COMORBIDADES COMEÇAM A SER VACINADAS NESSA SEGUNDA, 10, CONTRA COVID-19

Na tarde de sexta-feira, 07, a secretaria municipal de Saúde finalizou a vacinação das pessoas de 60 anos no Centro Emergencial da Covid-19, em Piumhi, a qual teve início na quinta-feira, junto à população de 61 e 62 anos, que também recebeu a primeira dose.
Nessa 15ª remessa, o munícipio recebeu cerca de 1.065 doses da vacina para imunizar esse público e a partir de segunda-feira, 10, já se inicia a vacinação das pessoas acima de 18 a 59 anos portadoras da síndrome de down, gestantes e puérperas, além daquelas cadastradas no programa de Benefícios de Prestação Continuada (BCP), que apresentem comorbidades.
A secretária municipal de Sáude, Rosângela Guerra, informou que as pessoas devem apresentar o cartão do SUS e um relatório médico descrevendo a comorbidade para receberem a vacina.
Dentro dos grupos prioritários estão as doenças crônicas como: diabetes (tipo 1 e 2), pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (em uso de três anti-hipertensivo), hipertensão arterial estágio 3 com lesão em órgão alvo ou comorbidade, hipertensão arterial estágio 2 com lesão em órgão alvo ou comorbidade. E também as doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca em estágio b, c e d, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatias hipertensiva, síndromes coronarianas, valvulopatias, miocardiopatias e periocardiopatias, doenças da aorta e arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, obesidade, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade, doença renal crônica estágio 3, síndrome de down, cirrose hepática, doenças cerebrovascular, imunossuprimidos (transplantados, HIV, doenças reumáticas com uso de prednisona ou equivalente, pacientes oncológicos), hemoglobinopatias graves, talassemia e doença falciforme.
A vacinação segue o seguinte cronograma na segunda-feira, 10:
-8h ÀS 10h: PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN ACIMA DE 18 ANOS
-10h ÀS 12h: GESTANTES E PUÉRPURAS A PARTIR DE 18 ANOS COM COMORBIDADES
-13h ÀS 19h: PESSOAS CADASTRADAS NO PROGRAMA DE BENEFÍCIOS DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BCP), QUE APRESENTEM COMORBIDADES DE 18 A 59 ANOS.
-19h ÀS 20h: PESSOAS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TERAPIA DE SUBSTITUIÇÃO RENAL (DIÁLISE) ACIMA DE 18 ANOS (QUALQUER IDADE)
Terça-feira, 11:
-08h ÀS 17h: PESSOAS COM 59 ANOS COM COMORBIDADES

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!