DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE É INAUGURADO E EMOCIONA PRESENTES

Na tarde de quinta-feira, 16, aconteceu a inauguração do monumento em homenagens aos profissionais da Saúde de Piumhi. O marco está situado na praça Guia Lopes (praça da Santa Casa), centro.

Estiveram presentes, o prefeito Paulo César Vaz; o secretário municipal do Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim; a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra; a secretária municipal de Administração, Maria Perpétua do Socorro Silva; secretária municipal de Educação, Vanilda Soares Faria; secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria da Costa; o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Tadeu Augusto Ferreira; o secretário de Planejamento e Governo, Ezio Goulart Souza; o diretor do departamento municipal de Cultura, Thiago Santos; a coordenadora de fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia, Ivana Mara Rezende e a diretora executiva Amanda Paula Costa, além dos vereadores Reinaldo dos Reis Silva, Gilvan Antônio da Silva, João Marcos Macedo, Fábio Novaes Ferreira, Carlos Leonel de Oliveira,  José Antônio Camargo Júnior, José Welington de Oliveira, o artista plástico e responsável pelo monumento, Welington Melo; funcionários de vários setores da prefeitura, do hospital e populares.

O prefeito explanou sobre a importância desse monumento em reconhecimento aos serviços prestados pelos profissionais da saúde do município, nessa época de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em sua fala, ele frisou ainda que trata-se de um marco composto por uma cápsula do tempo que contem cartas e relatos de pessoas que viveram essa época difícil e que será aberta no futuro.

Dr. Paulo, disse que colocou a sua carta citando vários trechos sobre esse período enfatizando que em 2050, a humanidade possa viver um momento de mais empatia, mais amor, mais compaixão, fraternidade com o próximo e compromisso com as pessoas. “Isso é o que realmente importa em nossas vidas, e espero estar vivo junto com muitos aqui para podermos participar desse dia que, tenho certeza, será de muita emoção”.

De acordo com o diretor do departamento municipal de Cultura, Thiago Santos, o monumento foi construído em parceria com a secretaria do Meio Ambiente e a secretaria de Obras e Infraestrutura em aproximadamente de 20 dias. Seu significado é uma cruz vazada na cor branca, símbolo da saúde; um coração vermelho disposto ao centro da cruz simbolizando a vida e um estetoscópio, símbolo de todos os profissionais de saúde, que compõem esta obra.

Do lado reverso, o laço de luto simboliza os piumhienses, que tiveram suas vidas ceifadas pela Covid-19. E no interior do coração, foram armazenadas mais de mil cartas e recordações deste triste período de nossa história.

Para Thiago, a cápsula do tempo que compõe o monumento são relatos de pessoas que passaram por um tempo difícil no mundo todo e que futuramente, virá a conhecimento de uma nova geração, que possa valorizar os profissionais de Saúde.

Outras autoridades fizeram o uso da palavra, e em seguida aconteceu o descerramento da placa inaugural e apresentação dos professores de música do departamento de Cultura.

Ainda próximo ao local, foram plantadas uma rosa para cada piumhiense vítima do coronavírus em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, que chegava a 101 vítimas até a quinta, 16.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!