MÉDICOS E ENFERMEIROS PARTICIPAM DE CURSO DE MANEJO CLÍNICO

Na última quinta-feira (18/08), foi realizado na sala de sessões da Câmara municipal, o Projeto Tardes Clínicas, que consiste em um curso para médicos e enfermeiros da microrregião de Piumhi sobre o Manejo Clínico de  Paracoccidioidomicose (PCM).

A capacitação foi ministrada pela médica infectologista, Priscilla Freitas Gonçalves, e teve a participação da nutricionista da Superintendência Regional de Saúde de Passos, Emyli Chaves Cardoso.

Cerca de 50 médicos e enfermeiros das Unidades Básicas estiveram presentes, entre eles, dos municípios de Capitólio, Doresópolis, Vargem Bonita, São Roque de Minas, Pimenta e Guapé, além da secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, e sua equipe.

A médica explicou que esse curso teve como objetivo detectar e auxiliar no tratamento dessa doença de origem fúngica, que normalmente se apresenta em trabalhadores rurais que têm contato com esse fungo durante as atividades agrícolas.

Priscilla falou ainda sobre os sintomas apresentados e  como é realizado o tratamento nas formas leves, moderadas e graves.

PARACOCCIDIOIDOMICOSE

A paracoccidioidomicose, também conhecida como blastomicose sul americana, é uma infecção provocada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis, que pode ser encontrado no solo e em vegetais, e pode afetar diversos locais do corpo, como pulmões, boca, garganta, pele ou gânglios linfáticos, sendo mais comum de acontecer em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido ou que estão em contato direto e frequente com o solo.

Essa infecção é adquirida por meio da inalação de esporos que podem ficar dispersas no ambiente, podendo causar alguns sintomas como falta de apetite, emagrecimento, tosse, febre, coceira, úlceras na boca e surgimento de ínguas. Na presença desses sintomas, é importante que o clínico geral seja consultado, pois ,assim, é possível que sejam realizados exames para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que costuma ser com o uso de antifúngicos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!