Os Jogos Escolares de Piumhi (JOEP) acontecerão em abril, divididos em duas etapas. A primeira será nos dias 04 e 10, quando serão disputadas as modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol e xadrez.
Na segunda etapa, que ainda não tem data definida com os professores e responsáveis das escolas para acontecer, o diretor do departamento municipal de Esportes, Matheus Valeriano (Palhinha), afirma que existe a possibilidade de implementar novas modalidades como: natação, atletismo, ciclismo, skate, jiu-jitsu, peteca, tênis de mesa e karatê.
As escolas participantes dos jogos são: Instituto Perfil de Educação, Escola Estadual Professor João Menezes, Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta, Colégio Losango, Colégio Presbiteriano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (campus Piumhi).
Os jogos serão disputados em duas categorias, módulo 1 para alunos nascidos nos anos de 2008 a 2010 e o módulo 2 para alunos nascidos 2005 a 2007. As disputas acontecerão no ginásio do Instituto Perfil de Educação. Está sendo analisada pelos os órgãos fiscalizadores do município, a autorização de torcedores.
Os campeões da 1ª etapa estarão classificados para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), etapa microrregional que será disputado em Passos.