DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

GALPÃO DA CENTRAL DE TRIAGEM VIRASER DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS É INAUGURADO

 

Na manhã da última quarta-feira, (02/12) ,aconteceu a entrega da Central Viraser de Resíduos Recicláveis “José Geraldino de Melo (Zé Branquinho)”. O galpão foi construído na MG-341, no quilômetro 49, na rodovia sentido a São Roque de Minas, local conhecido como “árvore de óleo”. O empreendimento é uma parceria entre a JDE Coffee e Prefeitura, com o suporte do Grupo Gaia que construiu o galpão para a triagem do material da coleta seletiva; a prefeitura disponibilizou o terreno e o Grupo Gaia fica responsável pela estruturação do modelo de gestão.

Segundo o prefeito Adeberto José de Melo (Deco), desde o início de sua gestão, a implantação da coleta seletiva no município era um dos objetivos de sua Administração.

“Após muito trabalho e empenho dos nossos colaboradores, e contando com a importante parceria entre o município, a empresa JDE e o Grupo Gaia, alcançamos o resultando positivo de mantermos em funcionamento esse importante projeto. Iniciamos a coleta em alguns bairros da cidade, que durante os últimos tempos, reciclou centenas de toneladas de lixos descartáveis. A cidade conta agora com um espaço que irá gerar dezenas de empregos, além de manter o descarte correto dos resíduos.  Quero agradecer todas as pessoas envolvidas e as empresas que acreditaram nesse projeto”, finalizou o prefeito.

A Superintendente de Saneamento Básico de Minas Gerais, Lília Aparecida de Castro, pontuou que é de extrema importância o trabalho realizado em Piumhi e enfatizou que o Estado tem apoiado e trabalhado as políticas de saneamento.

A Diretora Executiva do Grupo Gaia e responsável pelo Programa Viraser, Maíra Pereira, disse que Piumhi é a terceira unidade de franquia social no Brasil e espera trazer o melhor para a cidade.

O gerente de manufatura da JDE planta de Piumhi, Leandro Leme, falou que são recolhidos em média 670 quilos de resíduos recicláveis por dia, totalizando entre 13 e 14 toneladas mês, sendo recuperado mais de 150 toneladas desde o início da coleta em junho de 2019.

Ele contou que além da coleta domiciliar realizada em caráter piloto em 8 bairros, sendo eles Capoeiras, Nova Piumhi, São Francisco, Bela Vista, Novo Tempo, Pérola Negra, Alvorada e Jardim Betel, o município conta ainda com pontos estratégicos de entrega voluntária de resíduos recicláveis como na Feira Livre, em frente à Escola José Vicente, outro na Praça Tuiuti, na Rua Miguel Couto, em frente à Escola Josino Alvim e um terceiro na comunidade de Penedos, em frente à Escola Municipal Lindamar Martins.

“A central de triagem terá capacidade de triar aproximadamente 1,5 a 2 toneladas por dia, o que resulta de 20 a 40 toneladas por mês no início das atividades. Conforme for realizada a expansão da coleta, ela poderá triar até 5 toneladas por dia, resultando em 100 toneladas por mês”, frisou o gerente.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente Martiniano Fagundes do Nascimento comentou que está muito satisfeito com essa conquista, uma vez que Piumhi entrará para o rol das cidades que têm coleta seletiva. “Para o futuro, esperamos a ampliação do projeto para toda área urbana do município”.

Ele comentou que o local conta com 300 m² e que a expectativa é a de iniciar o trabalho com seis pessoas, no 1º bimestre de 2021, triando todo o resíduo reciclável.

“O galpão de triagem poderá também gerar mais empregos, além de diminuir o número de resíduos descartados no aterro sanitário, o que contribuí com a preservação do meio ambiente”, falou.

Martiniano comentou ainda que, devido à implantação do programa de coleta seletiva, a cidade recebeu, pela primeira vez, o Indicador de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU – 0,667), comprovando a adesão de Piumhi às metas da PNRS (Lei 12.305/2010).

Moeda Social
Foi lançada recentemente mais uma ação intitulada de “Moeda Social”, com o intuito de estimular o maior engajamento da população ao descarte correto. A Moeda Social permitirá a troca de recicláveis por um Kit de produtos da agricultura local (hortaliças e frutas).

O programa de Coleta Seletiva trata de uma ação que tem como maior intuito, apoiar as causas ambientais e proporcionar melhor qualidade de vida à população.

O projeto também promoveu ações para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto, reciclagem e preservação do meio ambiente, apresentando dezenas de palestras de sensibilização com a participação de professores e estudantes das escolas (públicas e particulares), agentes de saúde e de vigilância sanitária, além de representantes da sociedade civil.

Vale destacar a campanha “Câmbio Verde: troque recicláveis por hortaliças”, que vem sendo realizada desde o dia 27 de agosto deste ano na região. A ação permite que a população dos bairros atendidos troque os resíduos recicláveis por produtos da agricultura familiar e local, além de máscaras protetoras contra a Covid-19, confeccionadas por costureiras atuantes na cidade e indicadas pelas Organizações da Sociedade Civil.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.online
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.online
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.online

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)