Entre os dias 15 a 18 de março, aconteceu o curso de produção de sabão artesanal. O curso é uma parceria entre o sistema FAEMG/SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi (SRP) e prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da secretaria Municipal de Abastecimento, Agropecuária e Meio Ambiente.
As aulas foram ministradas na Casa de Maria e contou com nove participantes, entre eles, assistidos pela entidade, produtores rurais e pessoas que já trabalham com o descarte do óleo usado.
O treinamento que ensina desde a coleta, armazenamento da matéria-prima até as técnicas de produção foi proposto com o objetivo de usar o óleo e outras gorduras, que vão prejudicar o meio ambiente, para gerar emprego e renda.
Durante o curso, os alunos aprenderam a fazer diversos tipos diferentes do produto e depois do sabão pronto, também foram instruídos sobre o corte, o processo de maturação e como embalar para a venda.
SUSTENTABILIDADE E FONTE DE RENDA
Com aproveitamento de óleos e outros insumos, o curso vai ao encontro da sustentabilidade, transformando em algo útil, aquilo que agride o meio ambiente.
Por esse motivo, os parceiros pedem que as pessoas que têm óleo usado em casa entrem em contato com o SENAR para realizar a doação.
O curso contou ainda com o apoio do pároco Daniel Miranda, responsável pela paróquia Nossa Senhora do Livramento.