DECRETO COVID-19

ESCOLAS E CMEIS REALIZARAM FESTA JUNINA VIRTUAL NO SÁBADO, 12

Inovação é a palavra chave para os professores e diretores das escolas municipais, creches e CMEIs desde o início da pandemia. E para não deixar as festividades passar em branco no mês de junho, todas elas realizaram uma Festa Junina virtual, onde o que não faltou foi criatividade, comida típica e muita animação.

Na escola Ludgero Lima Arantes, segundo a diretora Neilma de Lima Miranda, os alunos enviaram vídeos com versos, comidas típicas e poesias juninas. Em seguida, a equipe escolar montou um vídeo para postagem nos grupos da escola, junto com uma quadrilha de dois que a professora de educação física apresentou com o secretário na escola. “Foi muito bom ver a participação dos alunos e o quanto eles se divertiram com a ideia”.

Na escola Lindamar Martins Costa, no povoado de Penedos, foi montado um vídeo da equipe para dar início à festa com a brincadeira “Passa o Chapéu”. As crianças apresentaram vídeos de danças e fotos caracterizados de trajes juninos. As famílias também puderam participar enviando fotos das comidas típicas que foram feitas em casa, no sábado (12), pelos alunos. Foi trabalhado ainda: músicas juninas, brincadeiras, receitas típicas e arte.

Na escola Dona Lidinha, também foi montado um vídeo com a equipe e a dança do “Passa o Chapéu” bem parecido com o da escola Lindamar Martins, pois foram elaborados juntos. Também foram realizadas brincadeiras, jogos, receitas, artes e dança. As famílias deram o retorno enviando fotos e vídeos

Já na escola Acácio da Costa Lopes, os professores desenvolveram, durante toda a semana, diversas atividades juninas e no sábado letivo foram feitas várias brincadeiras, jogos online, bingo, pareamento, desafios, adivinhas, histórias e músicas juninas, além da confecção de um balão junino e de deliciosas comidas típicas.

O sábado junino da escola Josino Alvim foi marcado por comemorações populares que acontecem em todo Brasil. Esses festejos juninos enfatizam diferentes culturas. Para ilustrar a página da escola, algumas atividades foram realizadas como: preparo do ambiente com enfeites juninos, trajes juninos, apresentação de vídeos, brincadeiras de adivinha, dança da laranja, dança da cadeira, jogo de argolas, pescaria, dobraduras, desafios, danças, preparo de receitas de comidas típicas.

Na escola Lourdes Ferraz Cunha, as professoras vestidas a caráter fizeram suas apresentações juninas para os alunos, trabalhando receitas típicas, brincadeiras, desafios, músicas e danças onde as crianças apresentaram através de vídeos enviados pela família durante o período de aula.

O ‘arraiá’ da escola Dr. Avelino de Queiroz foi muito divertido. Teve casamento caipira, brincadeiras, adivinhações e comidas típicas. Os alunos e suas famílias participaram com várias postagens das atividades propostas.

Na escola municipal Coronel Fidélis Vasconcelos, o sábado junino foi muito divertido. As crianças postaram fotos nos grupos caracterizadas com trajes juninos, e fizeram deliciosas receitas. As famílias entraram no clima e festejaram bastante. As atividades desenvolvidas foram: receitas típicas, versinhos recitados, brincadeiras, arte, música.

E por fim, os CMEIs André Mourão, Laura Mota, Lola Luíza e Reynaldo Avellar também entraram no clima.

De acordo com a coordenadora do CMEI Reynaldo Avellar Gonçalves, Dilamar Goulart Araújo, as festividades juninas, dos CMEIs foram trabalhadas de forma unificada e contou com o brilhante trabalho das professoras que não mediram esforços para levar um pouquinho da cultura junina até às casas dos alunos, via  grupos de whatsapp.

“O trabalho não é a religiosidade, e sim a alegria que a festa promove com músicas animadas, comidas saborosas, brincadeiras pra lá de divertidas. Teve tudo isso no planejamento do nosso corpo docente.  Sem contar que, após as atividades e brincadeiras, teve brinde e interação familiar”, destacou a coordenadora.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!