Na última quinta-feira, 21, a Câmara Municipal de Piumhi foi palco de um importante encontro regional de formação em Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). O evento contou com o apoio do CONSEA-MG e das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS), reunindo cerca de 100 participantes de 15 municípios mineiros.
Representantes de cidades como Alfenas, Capitólio, Córrego Dantas, Doresópolis, Formiga, Guaxupé, Itapeva, Passos e Poços de Caldas participaram do encontro, além de gestores de áreas estratégicas de Piumhi. Também estiveram presentes, os secretários municipais Magno de Paula (Meio Ambiente), Vanilda Soares (Educação) e Rosângela Terra (Saúde), representada pela coordenadora da Atenção Básica, Kátia Soares e Kátia Regina Faria Costa (Assistência Social) e toda equipe. Vereadores e lideranças locais, como Gilvan Antônio da Silva, João Marcos Macedo Silveira e Ângela Ribeiro, presidente do Conselho de Alimentação Escolar, também marcaram presença.
Discussões e palestras enriquecedoras
A abertura oficial foi conduzida por Kátia Regina Faria Costa, secretária municipal de Assistência Social e pelo diretor de Assistência Social Maikon José da Costa. Em seguida, Igor Cândido, diretor do CONSEA de Piumhi, destacou a relevância do fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Representantes regionais, como Amanda Marques Carvalho (CRSANS Sul), Fernando Gomes Reis (Desenvolvimento Social de Passos) e Elmis Santos (CRSANS Sudeste), reforçaram a importância da articulação conjunta para promover avanços na área.
As palestras abordaram temas cruciais. O coordenador do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), Jefferson Gomides, apresentou o panorama estadual, orientando sobre a adesão ao sistema e seu funcionamento. Em seguida, foram discutidos os benefícios do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a contribuição da Emater-MG para as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
No período da tarde, Luiza David dos Santos, presidente do COMSEA de Poços de Caldas, explicou como o Banco de Alimentos tem impactado a segurança alimentar na região. Para encerrar, Cauê Trivellato, coordenador do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacou as boas práticas e o papel do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) nos municípios.
Integração regional e fortalecimento de políticas públicas
Com a participação de especialistas, gestores e representantes de diversas regiões, o encontro se destacou como um espaço de integração e troca de conhecimentos, fortalecendo as ações regionais voltadas para a garantia do direito humano à alimentação adequada.
O evento reforça o compromisso dos municípios mineiros com a construção de uma política pública sólida em Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades locais.