DIA MUNDIAL DA SAÚDE É COMEMORADO COM DIVERSAS AÇÕES NO MUNICÍPIO

Nos dia 06 e 07 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde. E para celebrar essa data, a prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde, realizou diversas ações durante esta semana com a proposta de potencializar os cuidados com a saúde e discutir temas relevantes relacionados a doenças presentes no mundo inteiro.
Conforme informações da coordenadora da Atenção Básica, Kátia Soares, um dos temas tratados nas palestras, com a equipe do ENASF-AB, foi sobre alimentação saudável e a importância da atividade física para a saúde.
Dentro da programação também foi realizada uma roda de conversa na escola estadual Professor Francisco de Paula Rebelo (Horta) sobre saúde mental com a participação das psicólogas: Sandra Síris, Ana Paula Batista, Érika Costa, Kely Prado, Márcia Fernandes e a referência técnica na Promoção de Saúde, Gabriela Araújo.
Outras ações, com foco na saúde, ocorreram em várias escolas sobre o tema Semana Saúde na Escola 2022. O tema tratado foi “A importância dos cuidados à prevenção, com ênfase na vacinação contra a Covid-19”, que além de reforçar o uso da máscara e dos cuidados de prevenção do vírus, serviu para alertar os pais sobre a importância de vacinar seus filhos.
Essas palestras tiveram a participação da enfermeira coordenadora da sala de vacina, Maria Isabel Costa, a coordenadora da Vigilância em Saúde Rozilene Melo e da referência técnica, Gabriela Araújo.
E para finalizar, na noite de quinta-feira (07/04), aconteceu um encontro na Câmara de vereadores entre os profissionais da Saúde. A coordenadora do ENASF-AB Maria Ferreira realizou dinâmicas e a dança na cadeira com os presentes. Já a coordenadora de Saúde Mental Sandra Síris e o diretor de departamento da Atenção a Saúde, Adael Tavares, ministraram algumas palestras falando da importância de cuidar da saúde e de adquirir hábitos saudáveis. Na ocasião, teve um momento musical com o agente comunitário de Saúde, Draco Verôn.
Para a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, essa data simboliza uma preocupação mundial, que remete ao cuidado com o bem-estar físico, mental e social e de procurar realizar exames com e consultas periódicas. “Todas essas atitudes que parecem simples, porém muitos acabam deixando em segundo plano e elas são essenciais para manter uma saúde de qualidade”, destacou a secretária.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!