DECRETO COVID-19

DEPARTAMENTO DE CULTURA E TURISMO RECEBEM EXPLORADORES DA PICADA DE GOIÁS

No último sábado, 24, os expedicionários da Picada de Goiás passaram por Piumhi e foram recepcionados pelo departamento de Turismo e Cultura e seus representantes e ainda colaboradores do trekking na cidade. Eles são responsáveis pelo mapeamento do trajeto que, nos séculos XVIII e XIX, interligava os estados de Minas Gerais e Goiás.
A passagem desses exploradores na cidade marca um momento histórico que futuramente irá favorecer o turismo na cidade, pois, segundo informações do diretor municipal do departamento de Cultura, Thiago Santos, em 1731, o arraial recebeu maior afluxo de pessoas em decorrência da “Picada de Goiás” que era a abertura de um caminho ligando Minas aos novos descobertos auríferos do sertão do Goiás.
Além de Piumhi, aproximadamente trinta municípios e distritos fazem parte do percurso, que é conhecido como Caminho Novo da Picada de Goiás e que tem grande importância turística, histórica e cultural.
A história da expedição
O mapeamento visa, além de promover o resgate histórico e cultural, fomentar o turismo nas regiões por onde passa a picada, que vai de São João Del Rey a Paracatu. No município de Formiga o caminho se bifurca entre o caminho de Bambuí e o caminho feito pelo botânico Auguste de Saint-Hilaire voltando a se encontrar no município de Sacramento, findando no município de Paracatu. Serão realizadas expedições para reconhecimento do trajeto e registro de atrativos turísticos, tanto naturais quanto históricos, que remetam ao período colonial.
O objetivo do projeto é tornar o caminho conhecido e acessível, bem como identificar os seus potenciais e necessidades, o que irá auxiliar no direcionamento de ações como demarcação de pontos relevantes, formatação de catálogos e divulgação de informações e permitir o máximo aproveitamento da gestão do turismo regional.
O Caminho Real do Sertão – Picada de Goyaz é um percurso feito em grande parte em meio à natureza e faz alusão às viagens empreendidas nos séculos XVIII e XIX por desbravadores, aventureiros, exploradores europeus, entre outros grupos ligados à corrida do ouro, que deu origem ao povoamento de grande parte dos territórios mineiro e goiano. Com esta pesquisa será possível identificar o trajeto mais próximo da rota utilizada pelos antigos exploradores.
Quem se interessar em conhecer mais a história dessa expedição é só seguir pelo instagram @picadadegoyaz

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!