Na última semana, teve início a vacinação de crianças de 5 a 11 anos no município. A secretária municipal de Saúde Rosângela Terra, explicou que nesse primeiro momento foi feito um cronograma para atender 30 crianças por dia, seguindo a recomendação da Anvisa, onde é feita uma pausa de 15 a 20 minutos após aplicação da dose, para que seja observada a reação do imunizante.
As crianças com deficiências permanentes e comorbidades crônicas serão as primeiras a serem vacinadas, além daquelas que são assistidas em instituições.
A primeira criança que recebeu o imunizante na última quarta-feira foi um menino de 10 anos.
Já na sexta-feira, 21, teve início a vacinação para crianças com idade de 11 anos sem comorbidades, que seguirá um cronograma semanal até chegar aos 5 anos.
A campanha de vacinação segue durante essa semana e os pais ou responsáveis deverão levar as crianças portando os seguintes documentos: termo de responsabilidade, que deve ser retirado na sala de vacina anteriormente, cartão de vacina, comprovante de residência, CPF e o cartão do SUS.
Ainda de acordo com a secretária de Saúde, existe um total de 1.600 crianças a serem vacinadas no município. Nessa primeira etapa, a secretaria de Saúde recebeu 160 doses, sendo que até a sexta-feira, 21, mais de 60 delas haviam sido aplicadas.
“A vacinação em crianças tem sido um sucesso e contamos com que os pais para levem seus filhos à sala de vacinação para que esse público fique imunizado e tenhamos um resultado bastante positivo como tivemos nas primeiras e segundas doses aplicadas nos adultos”, destacou.
O centro de vacinação funciona de 08 às 19h e está situado à rua Rafael Gonçalves Tomé nº 132, centro (próximo à igreja do Rosário).