Na manhã de terça-feira, 31, aconteceu a carreata de encerramento da campanha Agosto Lilás. O movimento fez parte das atividades realizadas durante o mês pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
O “Agosto Lilás” é uma campanha que visa à conscientização da população em geral, no que se refere ao combate à violência contra a mulher. Assim, durante o mês, o CREAS tem realizado algumas atividades referentes à essa campanha, além de prestar informações para a comunidade em geral, através dos meios de comunicação, sobre os atendimentos que têm realizado com essas mulheres.
Outra iniciativa foi a reestruturação do “Grupo Bem me Quero, Bem me Faço”, sob condução da orientadora social Lenise Magalhães Chaves, com apoio técnico das assistentes sociais e uma psicóloga, visando atividades de fortalecimento e empoderamento das mulheres atendidas pelo serviço.
O encontro realizado no dia 25, na sede do CREAS, reuniu algumas mulheres que assistiram a uma palestra com a orientadora social e, em seguida, desenvolveram algumas atividades práticas sobre a valorização da mulher.
Para fechar as atividades da campanha, hoje (31), aconteceu uma carreata de conscientização pelas ruas centrais da cidade para chamar a atenção da comunidade local para a necessidade de unir forças no combate a esse tipo de violência, que tem aumentado muito em todo o país. A carreata teve o apoio da Polícia Militar, secretaria municipal de Educação e da rádio 104 FM.
Ainda na segunda-feira, 30, o departamento municipal de Cultura em parceria com a secretaria de Assistência Social acendeu as luzes na cor lilás em frente à Casa da Cultura Oscar Alves Rocha para chamar a atenção das pessoas sobre a importância dessa data.
A campanha visa ainda alertar as mulheres para não se calarem e denunciarem pelo (Ligue 180) que é um canal de telefone e whatsap que funciona 24 horas por dia.