DECRETO COVID-19

COLETA SELETIVA CONTINUA SENDO REALIZADA EM DIVERSOS BAIRROS DA CIDADE

A prefeitura, através do departamento de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente vem realizando, diariamente, a coleta seletiva que acontece de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h em toda cidade.

O processo é feito nos bairros Bela Vista, Capoeira, Nova Piumhi, Novo Tempo, São Francisco e nos loteamentos Alvorada, Jardim Betel e Pérola Negra, nas segundas e quintas-feiras. Já nos outros dias, acontece em grandes geradores, nos Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) e nas ruas do centro.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, explicou que o setor recolhe todo o “lixo seco”, entre eles, os plásticos, papéis, papelão, alumínio e outros metais, e embalagens de vidro. O “lixo úmido”, como restos de alimentos ou “resíduos de banheiro” não são recolhidos em hipótese alguma.

Para facilitar o recolhimento do lixo, basta a pessoa separar os resíduos em sacolas plásticas, ou mesmo numa caixa de papelão, e deixar na porta da residência no dia e horário referente à coleta naquele local.

“Os agentes ambientais são orientados a não recolher sacolas de lixo que contenham resíduos orgânicos ou de banheiro; então se estiver misturado, a coleta não será realizada e ficará para o caminhão de lixo da limpeza pública”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Arthur, não é necessário lavar as embalagens antes de descartá-las, no entanto, se houver grande quantidade de restos de alimento, é necessário descartar o resto de alimento, antes de jogar a embalagem fora (exemplo, uma caixa de leite que esteja pela metade, é necessário descartar o resto do leite, antes de colocar a embalagem para a coleta).

“Esse processo é importante para garantir a saúde dos responsáveis pela coleta seletiva e pela triagem, uma vez que resíduos com grandes quantidades de alimentos podem ser fontes de doenças”, destacou.

O secretário informou que, em breve e com a operação do galpão de triagem, deve aumentar o número de bairros contemplados pela coleta seletiva, sendo que o cronograma ainda será definido posteriormente.

Ele disse que até o mês passado, os resíduos coletados em Piumhi eram destinados para Pimenta, através de uma parceria com a prefeitura e com a associação de catadores de Pimenta.

Mas com a operação piloto da Associação Viraser de Piumhi (AVIPI), desde junho, os resíduos coletados são destinados para a Central de Triagem dessa associação, exceto em dias atípicos, quando, por necessidade, o descarregamento continua sendo realizado em Pimenta. E para julho, com a instalação da prensa na AVIPI, espera-se receber todo o resíduo coletado em Piumhi.

Arthur confirmou que cerca de cinco a dez famílias estão beneficiadas pelo retorno da venda atualmente.

E as pessoas que tiverem uma grande quantidade de material, em casa ou no comércio, para ser recolhida podem entrar em contato com a AVIPI, através do número (37) 98833 2954 ou diretamente com a secretaria de Meio Ambiente para que seja feito o agendamento da coleta. Telefone de contato (37) 3371-9236.

Confira os Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) abaixo:

Avenida Dr. Oswaldo Soares Machado (Praça da Mercearia da Lili)

Comunidade de Penedos

Praça Dr. Avelino de Queiroz – departamento de Meio Ambiente (antigo escritório do Sindicato Rural)

Praça Francisco Campos – Feira Livre   (de frente ao estádio Chico Alves)

Praça José Firmino Ferreira   –   Praça da Rodoviária

Praça Padre Alberico    –   Próximo ao trailer de lanches

Rua Armando Viotti   –   Escola municipal Josino Alvim

Rua Adolfo Soares Moraes esquina c/ rua São Vicente    (PSF Sudário dos Santos/ Colônia dos Pescadores)

Rua Armando Viotti – Praça Tuiuti

Rua Dr. Higino   –  Próximo ao Rotary Club e AVAMEP

Rua Tabelião Ovídio Arantes  – Departamento de Assistência Social

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!