A prefeitura, através do departamento de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente vem realizando, diariamente, a coleta seletiva que acontece de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h em toda cidade.
O processo é feito nos bairros Bela Vista, Capoeira, Nova Piumhi, Novo Tempo, São Francisco e nos loteamentos Alvorada, Jardim Betel e Pérola Negra, nas segundas e quintas-feiras. Já nos outros dias, acontece em grandes geradores, nos Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) e nas ruas do centro.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim, explicou que o setor recolhe todo o “lixo seco”, entre eles, os plásticos, papéis, papelão, alumínio e outros metais, e embalagens de vidro. O “lixo úmido”, como restos de alimentos ou “resíduos de banheiro” não são recolhidos em hipótese alguma.
Para facilitar o recolhimento do lixo, basta a pessoa separar os resíduos em sacolas plásticas, ou mesmo numa caixa de papelão, e deixar na porta da residência no dia e horário referente à coleta naquele local.
“Os agentes ambientais são orientados a não recolher sacolas de lixo que contenham resíduos orgânicos ou de banheiro; então se estiver misturado, a coleta não será realizada e ficará para o caminhão de lixo da limpeza pública”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Arthur, não é necessário lavar as embalagens antes de descartá-las, no entanto, se houver grande quantidade de restos de alimento, é necessário descartar o resto de alimento, antes de jogar a embalagem fora (exemplo, uma caixa de leite que esteja pela metade, é necessário descartar o resto do leite, antes de colocar a embalagem para a coleta).
“Esse processo é importante para garantir a saúde dos responsáveis pela coleta seletiva e pela triagem, uma vez que resíduos com grandes quantidades de alimentos podem ser fontes de doenças”, destacou.
O secretário informou que, em breve e com a operação do galpão de triagem, deve aumentar o número de bairros contemplados pela coleta seletiva, sendo que o cronograma ainda será definido posteriormente.
Ele disse que até o mês passado, os resíduos coletados em Piumhi eram destinados para Pimenta, através de uma parceria com a prefeitura e com a associação de catadores de Pimenta.
Mas com a operação piloto da Associação Viraser de Piumhi (AVIPI), desde junho, os resíduos coletados são destinados para a Central de Triagem dessa associação, exceto em dias atípicos, quando, por necessidade, o descarregamento continua sendo realizado em Pimenta. E para julho, com a instalação da prensa na AVIPI, espera-se receber todo o resíduo coletado em Piumhi.
Arthur confirmou que cerca de cinco a dez famílias estão beneficiadas pelo retorno da venda atualmente.
E as pessoas que tiverem uma grande quantidade de material, em casa ou no comércio, para ser recolhida podem entrar em contato com a AVIPI, através do número (37) 98833 2954 ou diretamente com a secretaria de Meio Ambiente para que seja feito o agendamento da coleta. Telefone de contato (37) 3371-9236.
Confira os Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) abaixo:
Avenida Dr. Oswaldo Soares Machado (Praça da Mercearia da Lili)
Comunidade de Penedos
Praça Dr. Avelino de Queiroz – departamento de Meio Ambiente (antigo escritório do Sindicato Rural)
Praça Francisco Campos – Feira Livre (de frente ao estádio Chico Alves)
Praça José Firmino Ferreira – Praça da Rodoviária
Praça Padre Alberico – Próximo ao trailer de lanches
Rua Armando Viotti – Escola municipal Josino Alvim
Rua Adolfo Soares Moraes esquina c/ rua São Vicente (PSF Sudário dos Santos/ Colônia dos Pescadores)
Rua Armando Viotti – Praça Tuiuti
Rua Dr. Higino – Próximo ao Rotary Club e AVAMEP
Rua Tabelião Ovídio Arantes – Departamento de Assistência Social