No início no mês de julho, foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que está instalado no Pérola Negra Center, em Piumhi e funciona todos os dias das 10h às 22h.
De acordo com a diretora do departamento de Turismo, Fernanda Silva, o CAT é um setor criado para apoiar todo o ‘trade’ turístico de Piumhi, entre eles, hotéis, pousadas, casas de aluguéis, restaurantes, bares, agências, condutores e afins, prestando todos os serviços necessários.
Ainda segundo ela, o Centro foi um projeto idealizado para iniciar o atendimento, após esse momento difícil e delicado devido ao Covid, pensando na retomada das atividades turísticas, que estão bem próximas de acontecer.
Fernanda contou que nessas três semanas de atendimento, já foram atendidos uma dezena de turistas que passaram no local, mas a expectativa é que para os próximos meses, o turismo esteja mais flexível e um número de visitantes seja maior.
“Torna-se necessário rever nossa postura diante do mercado turístico, atentos às ações de protocolos de higiene, principalmente estruturação e divulgação dos setores turísticos. Atentamos a uma realidade onde o turismo encontra-se represado, mas assim que liberado, após a vacinação, teremos que estar preparados para melhor receber os turistas”, frisou a diretora.
O CAT tem a função de prestar serviços gratuitos aos turistas através de informações, em forma de portfólio, folder, mapas, rotas, entre outros.
Outra função do Centro é auxiliar as empresas de serviços turísticos que devem fazer o Cadastro de Turismo (CADASTUR). Dessa forma, passam ter uma maior credibilidade com os turistas, e caso tenham alguma dificuldade, o departamento de Turismo estará à disposição para orientá-los.