NOTÍCIAS

CENTRO ADMINISTRATIVO “OTACÍLIO GONÇALVES TOMÉ” É INAUGURADO EM PIUMHI

Na tarde de quinta-feira (23/06), aconteceu a inauguração do Centro Administrativo “Prefeito Otacílio Gonçalves Tomé – Tatá Tomé”, que foi instalado no prédio do antigo fórum.

Estiveram presentes, o prefeito Paulo César Vaz acompanhado da primeira dama, Fernanda Craide Vaz; o vice-prefeito, José Cirineu Silva e sua esposa Isadora Silveira; a esposa do homenageado Amália Darcy Gonçalves Tomé juntamente com os filhos, Ana Cristina Gonçalves Tomé Leonel e João Antônio Gonçalves Tomé; os vereadores Reinaldo dos Reis Silva, Carlos Leonel de Oliveira, Fábio Henrique Novaes Ferreira, Gilvan Antônio da Silva, José Antônio Camargo Júnior, José Welington da Silva, Shirley Elaine Gonçalves Faria e Wilde Wellis de Oliveira; secretários e diretores de departamentos da gestão atual, ex-prefeitos e autoridades do município, além dos familiares, amigos do homenageado e populares.

Após a composição das autoridades e da família de Tatá Tomé à frente do prédio, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e logo em seguida, algumas autoridades presentes fizeram suas considerações.

Ao final, a esposa de Tatá fez uso da tribuna para agradecer a homenagem e o prefeito enfatizou a satisfação de inaugurar mais uma obra no município, que irá gerar economia para a administração e principalmente por levar o nome do ex-prefeito Otacílio Gonçalves Tomé, que tanto fez por Piumhi durante sua vida.

Após sua fala, foi descerrada a placa inaugural e ainda o busto do ex-prefeito, instalado em frente ao prédio.

O Centro Administrativo “Prefeito Otacílio Gonçalves Tomé – Tatá Tomé” foi implantado no antigo prédio do fórum, que passou por uma reforma para abrigar alguns setores gerando assim uma economia relevante com aluguel anualmente.

Diariamente, mais de duzentas pessoas fazem uso dos serviços essenciais que são oferecidos no local para oferecer mais qualidade e conforto a esses usuários. No local já está funcionando os seguintes seguimentos: Secretaria de Assistência Social, Sine, Sala dos Conselhos Municipais, OAB, Secretaria de Estado da Fazenda – Administração Fazendária, Procon, Coordenação do Sine e Junta Militar. Para o segundo semestre deste ano são esperadas as instalações de outras duas repartições, o Posto Avançado da Justiça do Trabalho e um Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV).

A HISTÓRIA DE TATÁ TOMÉ

O empresário Otacílio Gonçalves Tomé (Tatá Tomé) saiu da zona rural de Piumhi para conquistar o mundo dos negócios e ser uma das figuras de destaque no cenário político e social da região.

Criado na fazenda Água Limpa, filho de Antônio Gonçalves Tomé e Maria Antônia Gonçalves Tomé, Tatá veio de uma família de oito irmãos. O apelido ganhou ainda na infância, de sua ama-de-leite, Dona Zeca.

Na infância estudou na Escola Municipal Dr. Avelino de Queiroz. Suas primeiras professoras foram a Zélia Simões e Aparecida Ferreira. Ali começou sua trajetória de vida escolar. Aos 14 anos, foi para Formiga terminar os estudos no internato do Colégio Antônio Vieira. Em 1956, após concluir o primeiro grau, tomou rumo a cidade de Belo Horizonte. O piumhiense estudou no Colégio Anchieta, Newton Paiva, no Estadual de Belo Horizonte e no cursinho pré-vestibular do Mário de Oliveira. Passou no vestibular dos dois cursos mais disputado da época: medicina e engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Acabou escolhendo a segunda opção.

Na década de 50, Tatá Tomé começava a despertar sua vocação política. Naqueles anos, ingressou nos movimentos estudantis e chegou a ser presidente de alguns. Ele foi o primeiro presidente da União dos Estudantes Secundarista de Belo Horizonte, do Diretório Acadêmico do curso de engenharia, do Diretório Central dos Estudantes e da União Nacional dos Estudantes.

Um ano depois do golpe, ele terminou o curso de engenharia e foi trabalhar na Ford, no Ipiranga, em São Paulo. Ficou por lá dois anos. Mas, a convite de Elizeu Rezende voltou para Belo Horizonte para trabalhar no DER (Departamento de Estrada e Rodagem de Minas Gerais), no Governo de Magalhães Pinto. Mas a “grande” virada de sua vida foi nos anos de 1969 e 1970. O piumhiense e mais um grupo de amigos abriram a Sitran (Sinalização de Trânsito Industrial Ltda), em Belo Horizonte. Na década de 70 também começou a investir no agronegócio em Piumhi.

Casou-se com Amália Darcy Gonçalves Tomé, sendo pai de Simone Gonçalves Tomé, Ana Cristina Gonçalves Tomé Leonel e João Antônio Gonçalves Tomé. Avô de Sofia, Sara, Nicolas Otacílio Neto, Maria Eduarda e João Antônio Gonçalves Tomé Filho.

O empresário sempre participou, mesmo longe, da vida pública em Piumhi, auxiliando as administrações municipais e entidades a conseguir recursos. A partir dos anos 80 começou a influenciar na política do município. Foi nesta época, que o nome do Tatá foi indicado para ser candidato a prefeito. Tatá, então, concorreria à eleição de 2000 e venceria a disputa. No seu mandato, priorizou a área do transporte escolar, compra do terreno das casas populares, tratamento de esgoto, tratamento dentário, asfaltamento da pista do aeroporto, ampliação dos PSFs (Programa de Saúde da Família) e início da industrialização da cidade. Pela primeira vez Piumhi tinha um técnico no poder para resolver os problemas do município.

Em 2003, realizou um sonho e uma promessa de campanha: implantou no município CEASF/FASPI (Centro Educacional do Alto São Francisco/Faculdade São Francisco Piumhi), pois acreditava que a maioridade de uma cidade só viria com a criação de um curso superior. Dando sequência à realização de seu sonho, inaugurou em Março de 2009 a Sede da FASPI, ampliando o leque de possibilidades para a educação regional. Seu último sonho foi à elaboração de um projeto que enviou ao MEC Ministério da Educação propondo doar todo o patrimônio da FASPI, para a criação de um campus de uma universidade federal, para atender Piumhi e toda a região.

Em 14 de dezembro de 2012 foi assinado o contrato de doação do patrimônio da FASPI para o MEC Ministério da Educação, criando assim, o IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) que ofertou o curso de Engenharia Civil e vários cursos tecnólogos na área.

Após sua partida seu filho João Antônio Gonçalves Tomé deu continuidade aos seus sonhos, acreditando que a educação transforma vidas.

Portanto, conferir o nome de Tatá Tomé ao edifício da rua Padre Abel, que será na proporção do Palácio 20 de Julho Prefeito José Goulart, outro centro administrativo de acomodação de diversos órgãos públicos municipais), é uma homenagem de gratidão

do povo piumhiense a esse cidadão que tanto fez pela cidade enquanto político, cidadão, cristão e pai de família.

Homem de princípios e honradez que amou tanto sua cidade e sua gente que se transformou em nosso guardião, representado pelo monumento nos jardins do IFMG, do alto daquela colina, observa ininterruptamente sua cidade natal, por dias e noites infinitas.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)