DECRETO COVID-19

CAPS II E CAPS AD COMEMORAM DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro. Este ano, depara-se com um momento em que as vidas  foram, dia a dia, significativamente,  alteradas, como consequência do Covid-19, trazendo muitos desafios para os profissionais de saúde, que prestam seus serviços em circunstâncias difíceis devido à pandemia.

Em Piumhi, o CAPS AD e o CAPS II, que já estão recebendo os usuários presencialmente, se uniram para comemorar a data com a realização de diversas ações, entre elas, estudos internos de aperfeiçoamento do tema, brincadeiras, jogos, caminhadas e muita diversão. Os usuários do CAPS II se reuniram na praça da Matriz,  para celebrar esta data, fazendo uso de faixas e cartazes na última sexta-feira, 08.

Foram realizados momentos de relaxamento e prazer, além de jogos de bingo com distribuição de brindes no CAPS AD. Ainda na oportunidade, a equipe trabalhou a campanha Outubro Rosa, para que as usuárias também saibam como se cuidar e prevenir do câncer de mama.

A diretora de saúde mental do município, Sandra Síris, explicou que tanto o CAPS II quanto o CAPS AD são dois serviços do município que substituem um hospital psiquiátrico, nos quais trabalha-se a valorização dos usuários,  devolvendo a eles a cidadania e direitos como cidadãos. Nesses dois centros, são disponibilizados atendimentos psicológicos e psiquiátricos, oficinas terapêuticas e artesanais, que são muito importantes para reabilitação da mente e do corpo como um todo.

A diretora ressaltou que, quando se fala de Saúde Mental, não se refere somente ao CAPS. “Ela faz parte do nosso dia a dia e das nossas rotinas que nos estressam. A Saúde Mental é um fator muito importante que possibilita um ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas e investir nas estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais que é essencial para um convívio social mais saudável”, finalizou.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!