DECRETO COVID-19

CAPACETES ELMO SÃO ENTREGUES À SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Na manhã de terça, 18, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Guerra fez a entrega dos capacetes (Elmo) para a Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, que foram doados à prefeitura no dia anterior.
O provedor da Santa Casa, José Soares Melo, acompanhado da coordenadora do serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Piumhi, Ivana Mara Rezende, a fisioterapeuta Andréia Nascimento e a diretora executiva, Amanda Paula Costa, receberam os materiais, que serão de grande utilidade para a instituição, que tem tido um número significativo de infectados em suas unidades.
Os capacetes foram uma doação da Câmara dos Diretores Logistas (CDL) pelo gerente institucional, Edilson Cruz, através da piumhiense, Wallescka Viotti, que viabilizou a entrega do material.
A secretária de Saúde enfatizou a importância desse equipamento para a Santa Casa e disse que será utilizado da melhor forma possível trazendo resultados positivos.
A fisioterapeuta, Ivana Rezende, ressaltou que os capacetes serão de grande utilidade para o hospital, e mesmo sendo um equipamento novo, ele substitui a máscara na falta dos respiradores e serve para abrir os pulmões, possibilitando retardar ou adiar a evolução do quadro para uma insuficiência respiratória aguda.
“Nós sabemos que esse é um experimento novo, mas já temos resultados positivos e espero voltar aqui e divulgar que esses equipamentos foram um grande sucesso”.
CAPACETES ELMO
O capacete Elmo é um dispositivo de suporte ventilatório não invasivo capaz de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas, através da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, reduzindo o esforço respiratório do paciente.
Em pacientes acometidos pela Covid-19, o uso desse capacete é capaz de evitar, em grande parte, a intubação traqueal, além de apresentar rápida recuperação da função pulmonar e aumento do percentual de oxigênio de sangue dissolvido.
Criado em abril de 2020, em uma força-tarefa, que envolveu uma parceria público-privada, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica por Covid-19.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!