NOTÍCIAS

CAMPANHA “AGOSTO DOURADO”: PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE REALIZAM PALESTRAS ORIENTATIVAS

A secretaria municipal de Saúde, através do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, realizou, na última sexta-feira (19/08), um seminário orientativo da campanha “Agosto Dourado”. O evento aconteceu na sala de sessões “José Soares de Oliveira Sobrinho”, na Câmara de Piumhi.

O seminário contou com a participação de gestantes, palestrantes e profissionais da saúde. A secretária municipal de Saúde, Rosângela Aparecida Terra e Guerra, fez a abertura do evento e falou da importância do assunto. A fisioterapeuta, Marisa de Fátima Ferreira, também realizou um momento de descontração, apresentando uma dinâmica para os participantes.

A enfermeira e consultora de amamentação, Gabriela Corsino Barros, falou sobre “A importância do aleitamento materno – mitos e verdades sobre amamentação”.

A médica psiquiatra, Vanessa Vianna, ministrou uma palestra sobre o tema: “Gestação, amamentação e saúde emocional”.

O evento contou ainda com depoimentos de gestantes e sorteio de brindes. Outras ações orientativas foram realizadas ao longo dos últimos dias.

CAMPANHA “AGOSTO DOURADO”

A semana mundial da amamentação ocorre no mês de agosto em cerca de 170 países e é uma importante estratégia de promoção da amamentação, alinhada aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A 31ª semana da amamentação tem quatro objetivos principais:

Informar pessoas sobre o seu papel fortalecendo a cadeia de calor da amamentação, vincular amamentação como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades, engajar pessoas e organizações, ao longo da cadeia de calor, para amamentação e estimular ação de fortalecimento da capacidade de protagonistas e sistemas para a mudança transformacional.

Amamentação importa. Porque é muito além de só conexão. É nutrição. É saúde pública. É um ato com repercussões para toda uma vida.

Gonzales já dizia “…se vendessem um remédio com todas a propriedades do leite materno, os pais pagariam uma fortuna…”

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!