DECRETO COVID-19

ATIVIDADES ESCOLARES MUNICIPAIS TÊM RETORNO NA TERÇA, 10

Na tarde de terça-feira, 10, as escolas, creches e CMEIs da rede municipal de educação abriram suas portas para acolherem os estudantes, cujos pais optaram pelo retorno das atividades escolares na forma presencial.

As instituições escolares, todas elas, se prepararam para receber os estudantes de forma acolhedora e segura, colocando em prática todos os protocolos exigidos para a biossegurança tanto dos alunos, quanto dos professores e servidores de apoio escolar.

Anteriormente, os funcionários receberam formação em relação à necessidade de seguir os protocolos e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para a segurança pessoal e das crianças que estão sendo atendidas nas escolas. A capacitação ofertada foi uma parceria entre a secretaria municipal de Educação, secretaria municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.

A administração, por meio da secretaria municipal de Educação, disponibilizou EPIs para todos os servidores atuantes na educação, não se descuidando de nenhum detalhe acerca do que pode ser feito no quesito prevenção como: máscaras individuais N95, face-shield (protetores faciais), capotes, botas e luvas.

Todos os ambientes são constantemente higienizados e as crianças monitoradas em seus deslocamentos e também na utilização de objetos dentro da escola. Seguindo protocolo, não está sendo permitida a troca de materiais escolares e tampouco brinquedos.

As atividades escolares terão retorno gradualmente, com uma nova conjuntura educacional, adaptando funcionários e estudantes ao que a situação atual impõe, reconhecendo a importância da retomada das atividades presenciais escolares para os discentes, principalmente os que se encontram na fase de alfabetização, e aqueles em vulnerabilidade social.

Assim, a secretaria, em consonância com as deliberações federais e estaduais, optou por iniciar as atividades educativas somente para as crianças de creches (0 a 03 anos), CMEIs e escolas (pré-escola: 1º e 2º períodos), escolas (ensino fundamental I: 1º e 2º anos) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Durante a semana, a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares Faria, e as equipes diretivas das escolas, creches e CMEIs acompanharam de perto todo o processo de retomada, podendo constar nos olhares das crianças a alegria e disciplina em cumprir as exigências que os protocolos impõem, descobrindo uma nova forma de interagir e socializar dentro da escola.

O retorno se deu de forma tranquila e muito organizada, com a colaboração de todos os envolvidos no processo: crianças, pais, professores, monitores e funcionários.

“Esperamos que, em breve, estejamos com mais estudantes retornando aos bancos escolares, retomando assim, um pouco da normalidade de uma rotina social do ser humano”, concluiu a secretária.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!