DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE APRESENTAÇÃO MUSICAL EM HOMENAGEM AO DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nessa terça-feira, 15, alerta este ano para violações dos direitos dos idosos durante a pandemia do novo coronavírus. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.

Em Piumhi, a prefeitura municipal, através da secretaria de Assistência Social junto ao (Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), irá realizar uma apresentação musical para os idosos da Casa dos Velhinhos Grijalva Alves Terra em homenagem a essa data, em parceria com o departamento de Cultura.

A apresentação acontecerá em frente ao lar dos idosos, mantendo todos os protocolos de segurança exigidos pela secretaria de Saúde, a partir das 13h30.

A campanha Junho Violeta, com o tema “Violetas contra a Violência” e lema “Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa” tem como objetivo estender a campanha para todo mês de junho e mobilizar toda população sobre este tipo de violência que vem crescendo a cada dia. Atualmente há uma grande mobilização no dia 15 de junho onde diversos Conselhos, Instituições e população criam campanhas de conscientização.

Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.  No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003) considera violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Com o advento da pandemia do Covid-19, esse número vem aumentando, e o principal motivo é justamente o isolamento social, cujo agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa.

Para denunciar, de forma anônima, qualquer tipo de violência contra os idosos o telefone é o 100.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!