DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA É APROVADO PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS

Na última quarta-feira, 23, foi realizada a primeira Conferência Municipal de Cultura, na qual foi apresentado o Regimento Interno adequado ao sistema cultural para os próximos dez anos no município, eleição dos delegados, além da elaboração e aprovação do o Plano Municipal de Cultura entre os anos de 2021 a 2031. O evento reuniu de forma democrática, pessoas da sociedade civil de diversos seguimentos, que estiveram presentes para apreciação do regimento.

O diretor do departamento municipal de Cultura e presidente da comissão organizadora municipal, Thiago Santos, deu início à reunião apresentando o Regimento Interno, elucidando cada tópico, sendo alguns deles: a universalização do acesso aos bens e serviços culturais; promoção da cidadania e direitos culturais; valorização do patrimônio cultural do município, produções simbólicas, diversidade cultural e valorização dos profissionais e segmentos culturais existentes no município e da economia da cultura.

Thiago explicou que dentro desse novo plano serão prioridades: implantar e manter um modelo de gestão compartilhada; consolidar o Sistema Municipal de Cultura; ampliar os recursos financeiros disponíveis no setor cultural; promover a criação, produção, preservação, intercâmbio e circulação de bens artísticos e culturais; promover Economia Criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável; fomentar a criação, produção, difusão, distribuição, comercialização e consumo, fruição de bens e serviços criativos, tendo com base as Dimensões (Econômicas, Social, Ambiental e Cultural) da Sustentabilidade; entre outros que foram votados por unanimidade.

Em seguida, aconteceu a eleição de delegados para representarem a sociedade. Os delegados eleitos do Poder Público foram: Fernanda de Oliveira Silva (titular) e Carlos Leonel de Oliveira (suplente). Já os delegados da sociedade civil foram: Lorena Marta Melo e João Victor Goulart como titulares; Gabby Batista de Almeida e Nadir Goulart Rodrigues como suplentes. O diretor Thiago Santos foi eleito delegado representante do departamento de Cultura.

Ao final, foi elaborado e apreciado o Plano de Cultura do município com vigência nos próximos dez anos.

Na oportunidade, o diretor do departamento explanou o site do Sistema Nacional de Cultura do Governo Federal, que mostra as informações do município cadastradas no sistema.

Para Thiago, a conferência superou as expectativas da equipe do departamento de Cultura e mostrou a grandeza do município nessa área, onde todos os membros do Poder Público, Legislativo, das entidades e da sociedade civil construíram juntos e de forma democrática, o primeiro Plano Municipal de Cultura para os dez anos seguintes, que começa a ser iniciado através das metas que foram traçadas.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

VEJA TAMBÉM

Meio ambiente
Lidiane Siles

𝐏𝐑𝐄𝐅𝐄𝐈𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐃𝐄 𝐏𝐈𝐔𝐌𝐇𝐈 𝐀𝐌𝐏𝐋𝐈𝐀𝐑Á 𝐀 𝐂𝐎𝐁𝐄𝐑𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐋𝐄𝐓𝐀 𝐒𝐄𝐋𝐄𝐓𝐈𝐕𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐀𝐏𝐎𝐈𝐎 𝐃𝐀 𝐉𝐃𝐄 𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐕𝐈𝐑𝐀𝐒𝐄𝐑

Como parte das comemorações do aniversário de 153 anos de Piumhi, o prefeito Paulo César Vaz, acompanhado dos representantes do Gaia Social, equipe do ViraSer,

Leia mais »
Skip to content