DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

PREFEITURA INICIA CAMPANHA “TODOS JUNTOS NO COMBATE À COVID”

Na última semana, o departamento municipal de Esportes e Lazer em parceria com a secretaria de Obras, iniciou a implantação do sistema de irrigação do campo do poliesportivo. Conforme informações do diretor do departamento, Matheus Valeriano (Palhinha), a irrigação é uma técnica utilizada para levar água ao gramado, uma vez que a água ajuda no crescimento da grama e deixa o solo mais macio, tornando mais agradável para a prática do futebol.

A ideia da campanha surgiu na última semana, em que foram realizadas diversas reuniões divididas por grupos e cada participante pode expor sobre sua opinião relacionada à pandemia e à flexibilização do comércio. Os grupos foram formados por: comerciantes, ‘digitais influencers’, líderes religiosos, profissionais da Saúde, familiares de vítimas, pessoas da sociedade em geral, entre outros.

Estiveram presentes o prefeito municipal, Paulo César Vaz, a secretaria municipal de Saúde, Rosângela Terra, a procuradora municipal, Cely Cristina Costa e Silva Alves, a assessora jurídica Lorena Silveira Camargos, o fiscal sanitário, Moisés Veloso, a coordenadora da fisioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Piumhi, Ivana Mara de Oliveira Rezende e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Marita Lopes da Cunha Leonel.

Durante toda semana, foram reunidos grupos diversificados, onde saíram várias sugestões pelos presentes para o combate ao vírus e medidas que possam ajudar toda a população que vem enfrentando esse momento difícil.

Entre as sugestões citadas durante o encontro, estava a criação de uma campanha de maior conscientização, abertura dos comércios no fim de semana, protocolos sanitários mais rigorosos para alguns seguimentos, publicação de vídeos curtos com informações simples, claras e objetivas, mudando as estratégias, para que aumente o interesse e atinja um maior número de pessoas.

Foi sugerido também repassar a responsabilidade para o proprietário de cada estabelecimento, mediante termo de compromisso com firma reconhecida, limitação do número de pessoas em todos os lugares, de acordo com o tamanho do imóvel e muitas outras que foram anotadas e serão colocados no termo. De cada grupo, duas pessoas ficaram responsáveis por ser representantes de seguimento proposto.

Além disso, foi sugerido aumentar a fiscalização e orientação pelos estabelecimentos e estabelecer multas como doação de cestas básicas e fechamento por trinta dias.

Alguns empresários afirmaram que apoiam o tratamento precoce e fornecem todo o atendimento necessário a todos os seus colaboradores, como aferição de temperatura, cuidados médicos entre outros. E que com o fechamento do comércio não se tem um resultado melhor, mas sim com uma maior conscientização sobre o uso dos protocolos exigidos pela Saúde.

Outra sugestão seria uma campanha, através das empresas locais, para maior esclarecimento e conscientização sobre o vírus.

O prefeito esclareceu que, antes, havia um consenso das cidades da região para que fossem tomadas as mesmas decisões, mas que hoje não é feito dessa forma, e tendo em vista o fato de o município ser microrregião, a Santa Casa não pode negar atendimento a nenhum dos municípios pertencentes a esta regulação.

Na oportunidade, Ivana afirmou que o número de infectados não diminuiu e que o número de internações vem só aumentando a cada dia e que está difícil encontrar vagas em outros hospitais do estado.

O prefeito e a secretaria de Saúde explicaram, através de índices epidemiológicos de cada unidade de Saúde, bem como por meio de gráficos, casos positivados, óbitos e internações, a real situação na qual o município se encontra.

Após esses encontros, a equipe da Saúde se reuniu em seguida com os proprietários de supermercados, restaurantes mercearias, bares, clubes, academias, líderes religiosos, farmácias, além de profissionais da Saúde para repassar a cada um deles o resultado dessas reuniões e sugerir a eles a melhor forma de elaborar um novo decreto, que deve ser publicado ainda essa semana.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

VEJA TAMBÉM

Meio ambiente
Lidiane Siles

𝐏𝐑𝐄𝐅𝐄𝐈𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐃𝐄 𝐏𝐈𝐔𝐌𝐇𝐈 𝐀𝐌𝐏𝐋𝐈𝐀𝐑Á 𝐀 𝐂𝐎𝐁𝐄𝐑𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐋𝐄𝐓𝐀 𝐒𝐄𝐋𝐄𝐓𝐈𝐕𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐀𝐏𝐎𝐈𝐎 𝐃𝐀 𝐉𝐃𝐄 𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐕𝐈𝐑𝐀𝐒𝐄𝐑

Como parte das comemorações do aniversário de 153 anos de Piumhi, o prefeito Paulo César Vaz, acompanhado dos representantes do Gaia Social, equipe do ViraSer,

Leia mais »
Skip to content