O Conselho Municipal de Cultura e Preservação do Patrimônio Cultural de Piumhi, em reunião com o prefeito Paulo César Vaz, na tarde de quinta-feira, 15, assinou a declaração de Tombamento Provisório, do acervo jornalístico do Jornal Alto São Francisco por seu valor histórico, bibliográfico e cultural.
Após análise, o conselho analisou ainda que o arquivo centenário é composto por um conjunto de informações que instrui o processo de tombamento e que apresenta a importância do bem no contexto da municipalidade, justificando a necessidade e o mérito dessa iniciativa.
Ainda na ocasião, foi entregue um requerimento ao conselho, que trata da restauração e reforma dos seguintes monumentos: estátua Mãe Carinho e monumento da praça Dr. Avelino de Queiroz. A primeira necessita de uma pintura e da fixação da placa, já que a antiga teria sido furtada no local. Quanto ao monumento da praça, será necessário algumas intervenções maiores como a correção de trincas, construção de uma base para afixação de placas e a pintura. Outras demandas foram apresentadas durante o encontro e serão avaliadas posteriormente.