DECRETO COVID-19

AMPLIAÇÃO DO SAMU É INAUGURADA NA SEGUNDA, 04

Na manhã de segunda-feira, 04, o prefeito Paulo César Vaz, junto ao secretário executivo/coordenador geral do CISSUL/SAMU, Jovane Ernesto Constantini, inauguraram ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU no município. Estiveram presentes, vereadores, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, o secretário municipal de Transporte, Antônio Garcia Goulart, o coordenador de Obras, Fernando Júnio Macêdo e toda equipe do SAMU de Piumhi.

A prefeitura de Piumhi, recentemente, investiu em melhorias na base do (SAMU) para mais qualidade na prestação de serviços à população. A primeira delas: a revitalização do imóvel, que, atualmente, funciona à rua Nossa Senhora do Livramento, no bairro Jardim Santo Antônio, e necessitava de obras de adaptação sanitário-operacional, conforme os protocolos de padronização do sistema.

O departamento de Obras e Infraestrutura realizou algumas intervenções, incluindo tanto a parte sanitária quanto a de infraestrutura. Foi feita a instalação da cobertura da estrutura metálica para as unidades móveis (ambulâncias), que passam por lavagem e desinfecção, área de descarte de materiais, inclusive de contaminação, com sistema de drenagem e também a pintura de todo aquele espaço.

Ainda estão incluídas as obras de revitalização no novo imóvel, sendo adequação da fossa séptica, para que a água contaminada das ambulâncias não escorra entre os esgotos, e construção de um dique, local apropriado para a limpeza dos veículos, além de retoques básicos e pintura da fachada e da área de estacionamento que seguem o padrão do SAMU. Também foram colocados refletores e uma nova placa.

O SAMU

O Cissul/SAMU informou que, com base nos últimos 6 meses (Janeiro 2021 a Junho 2021), a média de atendimento foi de 180 mensal somente em Piumhi. Já a média de atendimento mensal, no município, e em sua área de abrangência, é de 202, com base também nos últimos seis meses.

Os atendimentos mais realizados pela base são: causas clínicas, pediátricas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas.

PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIA

Atendimento Primário se caracteriza quando o usuário, em via pública, residência ou local de trabalho, liga no número 192. Ao discar o número, o usuário é atendido por um telefonista da Central de Regulação, que identifica a emergência e transfere imediatamente a ligação para um médico regulador. Esse profissional, então, faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que realizou a chamada, sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, acionando, se necessário, a ambulância para o atendimento.

Atendimento secundário é quando o SAMU intermedia as transferências inter-hospitalares de pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O SAMU é responsável pelo atendimento de urgência e assume, através da Central de Regulação Médica, os casos que haja a caracterização de quadro urgente grave que necessite o atendimento em um hospital de referência. A Regulação faz a análise das necessidades do paciente e promove a ativação das equipes apropriadas para a transferência do paciente em condições de suporte avançado de vida, através da manutenção hemodinâmica, ventilatória e medicamentosa ao paciente durante o transporte.

O 192

O tridígito 192 é uma chamada gratuita e está funcionando normalmente no município e pode ser acessado de qualquer região dentro da área local.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!