NOTÍCIAS

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL BUSCA FORTALECER CULTURA E TURISMO DE PIUMHI

Buscando fortalecer a Cultura e Turismo da cidade, a secretaria de Turismo e Cultura de Piumhi, realizou, na tarde desta terça-feira, 08, um encontro descontraído que reuniu o trade turístico de Piumhi e região. Na oportunidade, aconteceu ainda o lançamento do produto turístico “Rota do Queijo Canastra de Piumhi”.

O encontro foi realizado Cine Victor Agresta (cinema) e contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira; da subsecretária de Estado de Turismo, Milena Pedrosa; do presidente da Empresa Mineira de Comunicação/Rede Minas, Sérgio Rodrigo Reis; do secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Thiago Santos; da diretora do departamento de Turismo, Fernanda Silva; do diretor técnico da Associação de Produtores de Queijo da Canastra (APROCAN), Vinícius Soares Ferreira e dos vereadores Carlos Leonel Oliveira, João Marcos Macedo e José Antônio Camargo Júnior.

Também participaram do evento, o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Arthur Rezende Delfim; o secretário municipal de Turismo de Capitólio, Lucas Arantes; assessores do presidente da presidente da comissão de Cultura e Gastronomia de Minas Gerais, Mauro Tramonte, proprietários de diversos hotéis, pousadas, restaurantes e pessoas envolvidas com o turismo no município e região.

A diretora do departamento de Turismo fez abertura do evento falando dos atrativos turísticos do município e do lançamento da Rota do Queijo Canastra de Piumhi destacando, exclusivamente, uma nova modalidade, o Turismo Rural.

O diretor técnico da APROCAN, Vinícius Soares Ferreira, também fez algumas considerações sobre o queijo regional que tem sido um grande atrativo para os visitantes e a importância das fazendas de “porteiras abertas” que vêm atraindo inúmeros visitantes de todo o país.

O secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Thiago Santos, comentou sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos para alavancar o setor turístico da cidade, apresentou todas as ações realizadas pela secretaria e outras que estão tendo início como a sinalização dos locais turísticos, com placas indicativas e, posteriormente, a Rota do Café.

Em sua fala, Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, fez um parâmetro sobre a forma de como são desenvolvidas as ações do turismo na região atualmente e destacou a ‘mineiridade’ que torna o local tão atraente. Segundo ele, existem inúmeras potencialidades que devem ser destacadas como experiência cultural, valorização das cantigas sertanejas, as peculiaridades e simplicidades existentes nas fazendas, as casas de portas abertas e o povo hospitaleiro com seu modo de falar, que só Minas Gerais oferece. “Piumhi é o centro da Canastra e é nisso que devemos focar. Para realizar um festival de gastronomia, torna-se muito mais atrativo quando damos maior importância a essas particularidades da nossa região. Nós temos a oferecer essa ‘mineiridade’ que atrai os turistas. É como costumo dizer: é o nosso terrauai. E é nesse ponto que devemos investir”, ressaltou.

O evento ainda contou com apresentação da professora, Rose Camargos e de seus alunos de ballet da Casa da Cultura. A cantora Erika Rocha interpretou a música “Como Nossos Pais”, de Elis Regina. Para finalizar, a aluna da Casa de Cultura de Piumhi, Milena Costa, cantou a música “Seio de Minas”.

Ao final, os convidados tiveram a oportunidade degustar as iguarias locais, queijos, doces e café que ficaram em exposição.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)