DECRETO COVID-19

NOTÍCIAS

𝐏𝐑𝐄𝐅𝐄𝐈𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐃𝐄 𝐏𝐈𝐔𝐌𝐇𝐈 𝐀𝐌𝐏𝐋𝐈𝐀𝐑Á 𝐀 𝐂𝐎𝐁𝐄𝐑𝐓𝐔𝐑𝐀 𝐃𝐀 𝐂𝐎𝐋𝐄𝐓𝐀 𝐒𝐄𝐋𝐄𝐓𝐈𝐕𝐀 𝐂𝐎𝐌 𝐀𝐏𝐎𝐈𝐎 𝐃𝐀 𝐉𝐃𝐄 𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐕𝐈𝐑𝐀𝐒𝐄𝐑

Como parte das comemorações do aniversário de 153 anos de Piumhi, o prefeito Paulo César Vaz, acompanhado dos representantes do Gaia Social, equipe do ViraSer, representantes da JDE, associados da Associação ViraSer de Piumhi (AVIPI), servidores do município, imprensa, anunciou, nesta quarta-feira (21), a ampliação do serviço de coleta seletiva para oito novos bairros da cidade que ainda estão sendo definidos.

O programa que terá início no segundo semestre e que será feito de modo gradativo, cobrirá 53% das residências. Até o final de 2021, a meta é atender 70% da população da área urbana da cidade. A implantação da coleta seletiva foi iniciada em uma área piloto, formada por apenas oito bairros (Alvorada, Bela Vista, Capoeiras, Jardim Betel, Nova Piumhi, Novo Tempo, Pérola Negra e São Francisco). O projeto contou com a orientação técnica do ViraSer, programa de logística reversa da JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE).

O ViraSer também foi o realizador de uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, reciclagem e preservação do meio ambiente, com dezenas de atividades de sensibilização, envolvendo agentes de saúde e de vigilância sanitária, além de representantes da sociedade civil e da população em geral. Para a realização da coleta seletiva, foram instalados dez Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais estratégicos da cidade, para que resíduos recicláveis sejam corretamente descartados e assim, a população participe, aumentando o seu envolvimento.

Outra iniciativa do projeto que merece destaque é a “moeda social”, que vem sendo realizada, e que permite que a população dos bairros atendidos, troquem os resíduos recicláveis por produtos da agricultura local.

Ainda neste mês, os prédios públicos da prefeitura receberão a instalação de dez coletores exclusivos para recicláveis para que os servidores públicos também estejam engajados e contribuam para o descarte correto e maior recuperação da fração seca dos resíduos gerados. Todas as ações representam um marco na ampliação da coleta seletiva que pretende alcançar 100% dos bairros, reduzir o volume destinado para o aterro sanitário e abastecer a Central de triagem da cidade, que já iniciou suas operações no mês de junho cuja produção gera trabalho e renda para trabalhadores da cidade e região. Implantar a Economia Circular, produzir impacto ambiental positivo, promover a geração de renda e oferecer mais qualidade de vida para os municípios é a proposta de valor da JDE e do Programa ViraSer que contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 1, 5, 8, 10, 11 e 12.

𝐈𝐍Í𝐂𝐈𝐎 𝐃𝐎 𝐅𝐔𝐍𝐂𝐈𝐎𝐍𝐀𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐃𝐀 𝐂𝐄𝐍𝐓𝐑𝐀𝐋 𝐃𝐄 𝐓𝐑𝐈𝐀𝐆𝐄𝐌

Nessa quarta-feira, o prefeito Dr. Paulo, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Arthur Delfim, funcionários do município, representantes do Gaia Social, JDE e Associação ViraSer, visitou a Central de Triagem do município, que agora inicia o funcionamento com o maquinário adequado para o processo de triagem. O local conta com mesas de triagem, prensa enfardadeira e carrinho palleteira.

A coleta seletiva ocorre em parceria entre prefeitura e a AVIPI, que é uma associação sem fins lucrativos constituída de catadores autônomos ou pessoas de baixa renda dispostas a executar o serviço de triagem de resíduos. A prefeitura faz a coleta, diariamente, e destina os resíduos para a Associação.

A associação, que conta com o trabalho de quatro profissionais, faz a triagem desses resíduos de modo a comercializá-los com a indústria recicladora e garantir que esses materiais retornem ao ciclo produtivo, ao invés de serem descartados no ambiente.

O faturamento obtido com a comercialização dos resíduos é utilizado para cobrir os gastos da associação (com EPIs, equipamentos e manutenção da estrutura) e o restante é dividido entre os associados que se beneficiam por trabalharem em um local com condições dignas e ainda obterem uma renda compatível com o mercado, e que depende diretamente da eficiência do trabalho deles, ou seja, quanto mais resíduos eles tirarem, maior será a venda e melhor será a retirada deles ao fim do mês. A previsão é de que futuramente até 10 famílias possam realizar o serviço.

𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐀 𝐉𝐃𝐄

A JDE é uma subsidiária da JDE Peet’s, companhia global especializada em cafés e chás com sede na Holanda. Há mais de 265 anos, a JDE se inspira na crença de que é incrível o que acontece ao redor de uma xícara de café. Hoje, a JDE desperta as possibilidades de café e chá em mais de 100 países, por meio de um portfólio de mais de 50 marcas, incluindo L’OR, Jacobs, Senseo, Tassimo, Douwe Egberts, OldTown, Super, Pickwick e Moccona. É conhecida no Brasil pelas marcas L’OR, Pilão, Café do Ponto, Damasco, Café Pelé, Caboclo, Seleto, entre outras. Leia mais sobre a nossa visão de levar um café e um chá para cada xícara em: www.jdepeets.com

𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐎 𝐕𝐈𝐑𝐀𝐒𝐄𝐑

O Programa Viraser acelera a desenvolvimento das cooperativas/associações de reciclagem, transformando-as em empreendimentos de impacto com a introdução de processos produtivos padronizados e um modelo de Central de Triagem denominado de Franquia Social Viraser, que promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios em que é implantado. Criado em 2010 e presente em 12 estados brasileiros, a metodologia do Viraser considera o princípio da “responsabilidade compartilhada” entre o poder público, a iniciativa privada e a população em geral através da realização de ações integradas que contribuem para a economia circular e ganhos de escala na recuperação de embalagens ao ciclo produtivo. Saiba mais em www.reciclaviraser.com.br

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

VEJA TAMBÉM

SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.

TELEFONES ÚTEIS

ADMINISTRAÇÃO

E-mail – administracao@prefeiturapiumhi.online
Responsável – Maria Perpétua da Silva Felix
Telefone – 3371-9200
Endereço – Padre Abel 332

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

E-mail – meioambiente@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9236
Responsável – Arthur Ferreira Rezende Delfim
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329

ASSISTÊNCIA SOCIAL

E-mail – semas@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9239
Responsável – Kátia Regina Faria Costa
Endereço – Tabelião Ovídio Arantes, 220

DEPARTAMENTO DE CULTURA

E-mail – cultura@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9207
Responsável – Thiago Júnio Santos Augusto
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

EDUCAÇÃO

E-mail – educacao@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9290
Responsável – Vanilda Soares Faria
Endereço – Benedito Valadares, 30

ESPORTE

E-mail: esporte@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9207
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz, 193

OBRAS

E-mail: obras@prefeiturapiumhi.online
Responsável: Tadeu Augusto Ferreira
Telefone – 3371-9283
Endereço – Padre Abel, 521

SAÚDE

E-mail – secretaria.saude@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9250
Responsável – Rosângela Aparecida Terra e Guerra
Endereço – Praça Dr. Avelino de Queiroz nº 75

TRANSPORTE

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Avenida Francisco Machado, S/N

TURISMO

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.online
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Padre Abel, 332

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.online

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Atualmente, o caminhão munck enfrenta dificuldades de cronograma em função de 37 dias úteis de manutenção no início do ano para melhor atender a população. Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)