CONCANASTRA SE REÚNE EM SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA

Foi realizada no último dia 28, no auditório da Prefeitura Municipal de São João Batista do Glória, uma reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Canastra (Concanastra), na qual o município de Piumhi esteve representado pelo Diretor do Departamento de Turismo, Ézio Dornela Goulart.

O conselho é um fórum de discussão, negociação e gestão das Unidades de Conservação e sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas. Ele é constituído formalmente e vinculado à estrutura de gestão da UC. O Conselho Consultivo emite recomendações, moções e manifesta-se sobre assuntos relacionados à gestão da UC, como turismo e uso público, regularização fundiária, prevenção e combate a incêndios florestais e proteção da biodiversidade.

Estiveram presentes, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Estadual de Florestas, da Universidade Federal Fluminense, de diversos municípios da região, além de representantes dos usuários do território e de organizações não governamentais.

Na ocasião, estiveram em pauta e foram discutidos assuntos de grande importância para a região, tais como a audiência de conciliação do acordo com as populações tradicionais da Serra da Canastra, identificadas através de laudo antropológico, no âmbito do “Projeto Canastra: Justiça e Conciliação”; bem como os resultados referentes a prevenção e ao combate de incêndios florestais na área do Parque no ano de 2018, entre outros informes.

De acordo com o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), este conselho vem a agregar aos projetos que Piumhi tem buscado para alavancar o turismo na cidade e região.

“Fazemos questão de participar deste projeto, pois o turismo agrega valores à cidade e movimenta nossa economia. Temos muito a contribuir com o Concanastra e com certeza eles contribuirão com nossos projetos futuros para melhorar nosso turismo. Muitas portas já se abriram e tem se fortalecido para que nossa região seja referência nessa área”, comentou Deco.

Na reunião foi discutida também a possibilidade da população do município de Piumhi ser incluída como beneficiária do “desconto entorno”, que concede 90% de desconto nos ingressos em relação ao valor integral, destinado a todos os cidadãos que comprovem residência em um dos municípios abrangidos pelo Parque Nacional da Serra da Canastra.

A Prefeitura deve encaminhar nos próximos dias ofício ao ICMBio, solicitando tal inclusão, considerando que parte do município é abrangido pela sua zona de amortecimento.

Por fim, foi definido o cronograma das reuniões do Concanastra para o ano de 2019, que acontecem a cada três meses, sendo que o município de Piumhi receberá a reunião do conselho no dia 21 de maio do próximo ano. As reuniões são abertas ao público e com espaço para falas sobre assuntos pertinentes ao Parque Nacional da Serra da Canastra.