PRODUTOR DE PIUMHI É CONTEMPLADO EM CONCURSO ESTADUAL DE QUEIJO MINAS ARTESANAL

Durante o último final de semana, o produtor de queijo de Piumhi, Allan Diego da Silva, foi premiado na categoria bronze na 11ª edição do Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal. O evento integrou o Festival do Queijo Canastra, realizado entre os dias 15 e 17 de junho, em São Roque de Minas, que teve como objetivo incentivar e divulgar a produção do queijo artesanal no estado.

Promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Emater-MG, do Programa Mais Gastronomia e da Prefeitura de São Roque de Minas, o concurso premiou 31 produtores das regiões de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, nas categorias Super Ouro, Ouro, Prata e Bronze.

Os queijos classificados foram avaliados por uma comissão especializada, que levou em consideração critérios como a apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. Ao todo, 150 produtores participaram do concurso em sete etapas classificatórias nas regiões produtoras.

Um critério importante para a seleção foi levado em conta que todos os participantes do concurso fossem cadastrados junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ou registrados no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Desde o ano passado, os concursos regionais para seleção dos melhores queijos passaram a ser considerados etapas classificatórias para o concurso estadual.

Dos cerca de 30 mil produtores de queijos artesanais no estado, cerca de  9 mil são de queijo minas artesanal em sete regiões tradicionais, caracterizadas e reconhecidas. A produção aproximada dessas regiões é de 50 mil toneladas por ano. Em 2018, foi desenvolvido um plano de ação para simplificar a metodologia para a regularização dos produtores de Queijo Minas Artesanal. A iniciativa foi uma parceria entre a Seapa, Emater-MG, Epamig e o IMA.

O queijo minas artesanal mantém as características de produção a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala através de leite cru (não é permitido leite pasteurizado), produzido na propriedade (proibido aquisição de leite), utilização de coalho, pingo e salga seca. O modo artesanal da fabricação foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo Helenice Miranda, Secretária de Agropecuária Abastecimento e Meio Ambiente, é muito importante essa valorização da atividade das sete regiões que persistiram e mantiveram a cultura da produção do queijo minas artesanal a mais de 200 anos.

A promoção e realização destes concursos sejam eles, locais, regionais e estadual estimulam cada vez mais a agroindústria familiar no Estado de Minas Gerais, abarcando mais de nove mil famílias cooperando não só para a economia, mas também garantindo para o Brasil o 6º lugar no ranking mundial de maior produtor de queijo.

Vencedores:
Super Ouro