MUTIRÃO DA LIMPEZA CONTRA O DENGUE É REALIZADO NO BAIRRO DONA VICENTINA

A Secretaria Municipal de Saúde Piumhi, juntamente com o Departamento Municipal de Obras e Transporte, realizou no último sábado, 26, um mutirão da limpeza no bairro Dona Vicentina. A ação se deu por meio da cooperação dos Agentes de Endemias, visando evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti; retirando dois caminhões de materiais inservíveis.

Foram retirados plásticos, vasilhas e materiais descartáveis, ou em desuso, que servem como criadouro do mosquito. Na oportunidade, foram distribuídos panfletos aos moradores do bairro, com orientações sobre o combate ao vetor das arboviroses – Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

De acordo com o Diretor de Departamento de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, Luiz Henrique Vieira Mota, todas as ações realizadas para monitoramento, controle e combate ao Aedes, é um trabalho dos agentes de endemias feito de casa em casa, mutirão de limpeza e uso de armadilhas. Desta forma, todas as etapas tem que ser acompanhadas de orientação e mobilização social. Contudo, a comunidade deve estar sempre em parceria com esfera pública.

“O combate ao vetor da doença tem que ser essa uma via de mão dupla, com as atividades de controle, junto com a mobilização social, para justamente conscientizar a população sobre a importância da mesma no combate ao mosquito. Com a população do nosso lado surge muito mais efeito” enfatiza o diretor.

De acordo com o Ministério da Saúde, o mosquito Aedes Aegypti, se reproduz em locais com água parada. Em 45 dias, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas e o ovo do Aedes pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Se a área receber água novamente, o ovo ficará ativo e atingirá a fase adulta em poucos dias. Por isso, após eliminar a água parada é importante lavar os recipientes com água e sabão.

Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água, como caixas d’água e piscinas, são fundamentais para o controle do mosquito.

Medidas bem simples podem a prevenir várias doenças. Seguem as orientações do Ministério da Saúde, para evitar a proliferação do mosquito.

• Tampe os tonéis e caixa d’água.
• Mantenha as calhas sempre limpas.
• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
• Mantenha lixeiras bem tampadas.
• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela.
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia.
• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.
• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.