PREFEITURA REALIZA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste mês de outubro uma ampla programação de conscientização do Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. As atividades serão realizadas em todas as unidades de saúde do Município.

O mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A mortalidade por câncer de mama está ligada principalmente ao acesso a diagnóstico e tratamento adequado no tempo oportuno. O objetivo é diagnosticar o câncer o mais precocemente possível, ainda nos estágios iniciais da doença, quando o tratamento é mais efetivo.

Para isso, em Piumhi serão desenvolvidas várias atividades de conscientização, envolvendo toda a população. Todos podem participar, de forma gratuita.

AGENDA DE AÇÕES:
21/10 a 25/10:
Realização de mutirão de mamografia
Local: Posto Iracema (anexo a Saúde da Mulher)

29/10 – 14 horas
Palestra com acadêmicas de Medicina Júlia Ricci e Vanessa Mourão:
Combate ao Câncer de Mama e Colo de Útero
Local: Salão São Vicente (ao lado do asilo na Rua São Vicente)

30/10 – 7h30min
Caminhada – saída da Secretaria de Saúde até a Praça Padre Alberico
– Entrega da premiação das frases vencedoras do Concurso Outubro Rosa
– Presença da esteticista Kelly Cristina: