VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE SERÁ REALIZADA EM PIUMHI

Na sexta-feira da próxima semana (12/04), a Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho de Saúde, realizará a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece no Centro de Convivência Ramiro Julio Ferreira e Vó Ana, situada na Rua São Vicente, 519, de 08 ás 17 horas.

O tema tratado será “Saúde e Democracia: Saúde como direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, momento em que será abordado os tópicos, Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O evento contará com palestras na parte da manhã da enfermeira Marilene Elvira de Faria Oliveira, que discursara sobre o tema Central, e a secretária executiva do Consorcio Municipal de Saúde Larissa Vieira que falará sobre o financiamento do SUS. Já na parte da tarde haverá formação de grupos para elaboração das propostas referente aos tópicos estudados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Aline Barbosa, o intuito da conferência é de defender melhorias para município dentro dos temas propostos, que será enviado ao estado para analise e providencias quanto a realizações dessas propostas; defender ações e serviços de saúde para a totalidade da população brasileira, sendo que para mais de 75% desta população o SUS é a única opção de assistência à saúde.

Para Aline, as palestras poderão contribuir para formulação das políticas de saúde municipais e estaduais, ao mesmo tempo em que as propostas de cunho municipal serão levadas para deliberação na etapa nacional da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

“A avaliação das condições de saúde e formulação de diretrizes, nesse momento, deverá levar em conta os avanços na definição organizativa e as diferentes dimensões da crise que vivemos, onde os componentes, político e organizativo, são muito relevantes”, finalizou.

Antes desta conferência municipal, serão realizadas várias pré-conferências nos PSFs, como preparação para a realização da Conferência que acontecerá do dia 02 ao dia 05 de Abril às 13:30, momento em que serão elaboradas as primeiras propostas, ouvindo a população e suas sugestões, que será apresentadas no dia da Conferência.

Toda população está convidada a participar das discussões para que a saúde do município ganhe com propostas e participação popular, nesta terça-feira, às 13 horas nos PSFs. A conferência é voltada para toda a população urbana e rural e é esperado cerca de 150 pessoas no evento.