USUÁRIOS DO SUS PODEM TER O CARTÃO DIGITAL

 

A partir desta quarta-feira (04), os pacientes usuários do sistema SUS poderão ter acesso a versão digital do Cartão SUS, a identidade do cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS). O aplicativo, chamado Cartão SUS Digital, disponibilizará ferramentas importantes como o controle da aferição de pressão e medição de glicemia, o que é essencial para quem tem diabetes e hipertensão.

Ao preencher as informações, a ferramenta mostrará, com auxílio de gráficos, os últimos registros de pressão máxima e mínima, bem como a evolução das taxas de glicemia. O aplicativo já está disponível para smartphones com sistema Android e na Apple Store.

O cidadão também poderá indicar se possui alguma alergia, informar se faz uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados, o que permite traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente. O aplicativo passará por atualizações nos próximos meses o que ampliará a oferta de serviços disponíveis.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou em sua fala que o acesso ao cartão por meio digital trará muitos ganhos a população.

“Vamos aperfeiçoar cada vez mais o aplicativo de modo que seja possível ampliar a oferta de serviços disponíveis através da ferramenta, como a busca de serviços de saúde com auxílio de mapas, alerta de consultas marcadas na rede pública e até solicitar marcação de consultas pelo aplicativo”, explicou.

Segundo a Secretária de Saúde, Aline Silva Barbosa, uma grande vantagem do paciente que fizer o cartão digital pelo celular é a de que a pessoa terá uma copia do mesmo no aparelho e não precisará carregar o de papel para onde for.

“Com essa facilidade, o usuário poderá usar somente o celular e assim já será identificado. Quem quiser fazer o cartão impresso pode se dirigir ao atendimento do SUS a Praça Doutor Avelino de Queiroz, 75. Mas agora, temos essa novidade e modernidade à disposição de todos”, comentou Aline.

Aumentar Fonte
Contraste