SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO EM COMBATE AO SARAMPO ACONTECE EM NOVEMBRO

A Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, em que a primeira etapa aconteceu no mês de outubro, vacinando crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A segunda etapa terá início no dia 18 e segue até 30/11, onde serão vacinados os adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Desde agosto até o momento, já foram aplicadas 1.093 doses da vacina tríplice viral.

O dia D de mobilização nacional acontecerá no dia 30 de novembro. Nesta etapa, prioriza-se o grupo de 20 a 29 anos de idade, a fim de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no País.

Na campanha de vacinação, está sendo utilizado a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Deste modo, quem não tem o registro da vacina Triviral no cartão de vacina, deve procurar o Centro de Vacinação Municipal Julieta Luiza Silveira Castro, que funciona de segunda à sexta, no horário de 07h as 17h.

A necessidade de vacinação é necessária devido à situação epidemiológica no Brasil e do cenário de baixas coberturas vacinais. Reforça-se a necessidade da realização da campanha de vacinação contra o sarampo, a fim de captar o público alvo ainda não vacinado ou com esquemas de vacinação incompletos, na intenção de minimizar o risco de adoecimento desses indivíduos e, consequentemente, reduzir ou eliminar os bolsões de não vacinados.

O Sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus extremamente contagioso, podendo evoluir com complicações graves e levar a óbito. Por isso a necessidade da vacina, sendo ela a melhor forma de prevenção contra essa doença. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias.