SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIUMHI RECEBE CERTIFICAÇÃO DE RECONHECIMENTO “ÓTIMO” DA GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE PASSOS

A cidade de Piumhi tem se tornado referência na área da saúde na região. Isso porque, o Ministério da Saúde (MS) divulgou em maio deste ano a avaliação do trabalho das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi, que participam do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), e o resultado foi bastante satisfatório e evolutivo.

Após analisadas as 10 Unidade Básicas de estratégias Saúde da Família (10 PSFs), 2 Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), 1 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) integrantes do programa no município, foram registradas as avaliações.

O resultado dos 10 PSFs e 2 NASF já foram recebidas e a avaliação aponta para a evolução positiva nos padrões de qualidade em relação ao processo de trabalho das equipes de saúde, a estrutura física das unidades, produções e entre outros.

O município subiu do conceito, em relação às Unidades de Estratégias Saúde da Família, regular para bom, muito bom e ótimo nas unidades; ou seja, o serviço está seguindo as diretrizes propostas pelo Ministério da saúde e o mais importante evoluindo para padrões de qualidade. As 2 equipes NASF tiveram a certificação de ótimo.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Aline Barbosa Silva Castro, no dia 03 de outubro, em reunião da Comissão Intergestora Regional (CIR), nas dependências da Gerência Regional de Saúde de Passos, representando o município, Aline recebeu uma certificação de reconhecimento ao resultado de “Ótimo” da Unidade de Estratégia da Família Dona Tina.

Para o Prefeito Adeberto José de Melo (Deco), ser referência na saúde, é uma grande conquista dessa gestão.

“Quando optamos por valorizar e humanizar a saúde, tudo melhorou. O cidadão era carente de pessoas com mais preparo, de investimentos concretos na saúde, de mais prevenção e cuidado. Sabemos que temos muito a fazer, mas já demos um grande passo nessa busca de sermos reconhecidos por nosso empenho em fazer com que Piumhi continue avançando. Parabenizo de forma especial a cada profissional que doa seu melhor, para que esses resultados apareçam. Sejam eles desde o enfermeiro, médico, até os atendentes e demais cargos. Meus parabéns”, finalizou Deco.